Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fashion design escultural de Issey Miyake

Você já ouviu falar sobre tecidos antimicrobianos?

Estes tecidos fazem parte da categoria de têxteis inteligentes, uma área da indústria que vêm crescendo cada vez mais, atendendo as necessidades do mercado que demandam por inovação e maior desempenho, principalmente nas áreas de tecidos hospitalares, de sportwear e beachwear.

Entretanto, seu uso não para por aí. Apesar de sua aplicação ser com maior intensidade nessas áreas, a moda se funde muito entre suas categorias e, assim, é uma propriedade valiosa em diversos outros segmentos da moda.

Por exemplo, é comum que vejamos cada vez mais pessoas usando roupas esportivas para trabalhar e beachwear para complementar um look urbano, assim fazendo parte de várias ocasiões do dia-a-dia.



A moda traz possibilidades infinitas, e assim como ela, a tecnologia vêm acompanhando essa evolução.

Assim, os tecidos inteligentes são classificados por sua alta tecnologia, que por meio dela buscam melhorar a praticidade, conforto e saúde de quem os usa. Dentre eles, há tecidos que protegem de raios UV, Dry-fits, impermeáveis, termorreguladores e muitos outros.

Mas qual a importância de substâncias antimicrobianas na roupa?

A estrutura dos fios de uma peça, junto à umidade, podem se tornar o ambiente perfeito para proliferação de microrganismos, e apesar de muitos desses não serem prejudiciais a saúde, alguns podem causar desconforto, maus odores e até problemas dermatológicos. Também acabam deformando a estética original da roupa, causando manchas, descoloração e até mesmo a diminuição da resistência.

Com os tecidos antimicrobianos, esses efeitos de perda de qualidade não acontecem, proporcionando higiene por mais tempo e atendendo à necessidades que o mercado tanto pede, principalmente pela mudança da rotina dos consumidores, que cada vez mais vêm realizando diversas tarefas no cotidiano, com um ritmo acelerado, sem tempo para trocas de roupas.



Outro bonus, é a aplicação dele para não perder estoques já que a substância os conserva, criando uma espécie de barreira contra mofo.


Ela é uma propriedade muito bem pensada, por isso tão inovadora, por ser:
• eficaz em inibir proliferação de microrganismos
• ter efeito durável durante os processos químicos e físicos da
indústria
• durar durante as lavagens domésticas
• não afeta a estrutura da fibra
• não elimina os organismos bons que fazem parte da flora da
pele humana

Existem diferentes tipos de tecnologias para conferir propriedade antimicrobiana aos tecidos, mas uma das mais conhecidas é o processo advindo de uma tecnologia de nanoescala, que faz as propriedades antimicrobianas naturais da prata se potencializarem.

O antimicrobiano pode ser aplicado em diversas etapas durante a produção das peças – desde a abertura da fibra, no banho químico do tecido, até mesmo no acabamento da roupa finalizada.

Entretanto, para um produto de qualidade, é recomendado que a aplicação deste produto seja feita durante a produção dos tecidos, para penetrar na composição dos fios e, com isso, seu efeito e propriedade contra bactérias e fungos se manterá por mais tempo, mesmo com o desgaste e abrasão resultante das lavagens e do uso.

Ele adere a diversos tipos de fibras, naturais ou sintéticas, mas sua duração depende principalmente da afinidade do produto antimicrobiano com as propriedades da própria fibra.

Funcionalidade e saúde é sem dúvida uma das principais tendências tecnológicas que nortearão a indústria da moda nos próximos meses.

FONTES: TEXNEO | BioCote® | ARTIGO: Atividade
antimicrobiana em têxteis Andreia Patrícia Sousa Alves
de Magalhães

http://ofuturodamoda.com.br/2020/04/03/tecidos-antimicrobianos-como...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 982

Responder esta

Respostas a este tópico

  Funcionalidade e saúde é sem dúvida uma das principais tendências tecnológicas que nortearão a indústria da moda nos próximos meses.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço