Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Antena de tecido salva vida de náufragosAntenas salva-vidas

Qualquer que seja o uso das roupas inteligentes, ou dos chamados e-tecidos, eles vão precisar de antenas para se comunicar.

Em 2009, a agência espacial europeia demonstrou o funcionamento das primeiras antenas de tecido, capazes de fazer comunicações via satélite.

Agora, em parceria com a empresa finlandesa Patria, as antenas de tecido estão estreando no mercado.

O objetivo inicial é que as antenas sejam incorporadas em salva-vidas, enviando sinais de localização sem necessidade de qualquer ação por parte do acidentado - que pode estar impossibilitado de fazer isto.

 

 

Busca e salvamento via satélite

Confeccionadas com um material altamente flexível e totalmente resistente à água, a antena foi projetada para se comunicar com o sistema Cospas-Sarsat, um sistema de busca e salvamento via satélite, em operação há quase 30 anos, e responsável pela localização e salvamento de mais de 26.000 vítimas.

Mantido pelo Canadá, França, Rússia e Estados Unidos, o sistema de resgate via satélite opera 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Ele funciona com base em transmissores de um "bip-bip" específico, que são acionados no caso de acidente. Os satélites captam os bip-bips e alertam imediatamente as centrais de resgate.

Os testes com a antena de tecido mostraram que um náufrago usando um salva-vidas com a antena pode ser localizado em poucos minutos.

 

FONTE: Site Inovação Tecnológica

Exibições: 395

Responder esta

Respostas a este tópico

FABRICIO:

Essa nova tecnologia de e-tecidos eh simplesmente fantastica. Mas o cara que inventar um tecido inteligente para dedectar CORRUPTOS/CORRUPTORES, certamente, pelo menos no Brasil, morrera de fome.

 

Estava ate pensando en cuecas de Tecido Voltaico para incinerar "cojones", etc, 60 segundos apos detectacao de dinheiro! Que tal essa?

Hug.

Sam

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço