Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Indústrias da região de Americana perderam 2,1 mil postos de trabalho.
Principal motivo é a taxa de câmbio e importação de produtos chineses.

O setor de indústrias têxteis e de confecção de Americana, Santa Bárbara do Oeste, Nova Odessa e Sumaré, cidades do interior de São Paulo, perderam 2,1 mil postos de trabalho em 2011. O número recorde de demissões em 20 anos, segundo balanço elaborado pelo Sindicato das Indústrias de Tecelagens (Sinditec). A principal explicação é a taxa de câmbio desfavorável, a concorrência com os produtos asiáticos no mercado.

A crise se agravou no ano passado devido ao câmbio, segundo o presidente do Sinditec, Fábio Beretta Rossi. “A queda nas vendas em 2011 foi em torno de 20% perante 2010. Esse ano pelas nossas pesquisas também caminha para 20% em comparação a 2011”, afirma.

Nos anos anteriores, a média de demissões era em torno de 500 a mil. O número no ano passado registrou o maior índice desde a era Collor, na década de 90, quando 15 mil pessoas perderam o emprego. Na época o motivo foi a entrada de produtos importados mais modernos e baratos.

Indústria têxtil em Santa Bárbara d´Oeste (Foto: Reprodução EPTV)
Funcionário trabalha em fábrica têxtil em Santa
Bárbara d´Oeste (Foto: Reprodução EPTV)

Em 2005, o principal motivo foi a invasão dos tecidos chineses. “A diferença entre o produto importado e o nacional é que o importado chega aqui a 45% a 50% do valor do brasileiro, não tem como chegar no preço", afirma o empresário José Vicente Júnior.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio confirmou nesta quarta-feira (7) que o governo estuda medidas de incentivo a toda a indústria nacional, mas nada específico para a área têxtil.

Veja vídeo no link abaixo:

Fonte:|http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/03/demissoes-no...

Exibições: 1069

Responder esta

Respostas a este tópico

FRASE FINAL: "O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio confirmou nesta quarta-feira (7) que o governo estuda medidas de incentivo a toda a indústria nacional, mas nada específico para a área têxtil."


ALÔ CADEIA TÊXTIL...

...O GOVERNO ESTÁ ESTUDANDO HÁ ANOS... ESTUDA... ESTUDA... ESTUDA..., ENQUANTO ISSO O MUNDO AGE. QUEREM ALGUMA ATITUDE DO GOVERNO??? SAIAM ÀS RUAS!!! NÃO ESPEREM MAIS CONVERSA DE GABINETES PORQUE ISSO É "BLÁ BLÁ BLÁ DE PROMETEU".


Temos duas alternativas:

1) Mobilização total entre sindicatos patronais e de trabalhadores com protestos públicos JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!

2) Desistir do setor no Brasil e organizar caravanas para a China para aproveitar o "balatinho" de lá.


As cartas estão na mesa.

Falar, escrever, o que. O Adalberto ja falou em aberto: Estou Importando fios.

Talvez o socorro vira da ABIT!

Ou o nosso socorro vira dos Montes?

Eu pessoalmente conheco o desempenho da ABIT, de Muitos Montes e ate de MONTES CLAROS.

Consequentemente creio na GREVE.

Mas ela nao vira, e depois so virao lamentacoes. O tal fechamentos de portas depois do roubo da casa. SdM

bem vindos ao inferno:( Aqui na Europa, deixaram os chineses à vontade para fazer tudo o que quisessem considerando o setor textil um mal menor. Unam-se e não deixem acontecer o que nos aconteceu. Os dirigentes europeus são uns bananas interesseiros. Façam ver todos os dias aos dirigentes o mal dessa praga. Não baixem os braços pois o setor textil no Brasil faz viver muita gente.

Tem problema não, Noel!

De inferno a gente entende bastante... e o pior, parece até que gostamos do calor do caldeirão!

Noel: Aqui no Brasil o predicamento e outro. Somos um grupo COESO. Temos orgaos trabalhistas e sindicatos que nos protegem. Nao permitimos importacao. Nossos manufatores texteis nao permitem tal coisa. Uma lista de quase trezento parlamentares que nos protegem. Aqui no Brasil, estimado Noel, a situacao eh diferente e a Industria Textl esta Amparada, crescente e nao temos problemas. ESTMOS BLIDADOS, parafraseando o Ex-Presidente. SdM
Noel Ferreira disse:

bem vindos ao inferno:( Aqui na Europa, deixaram os chineses à vontade para fazer tudo o que quisessem considerando o setor textil um mal menor. Unam-se e não deixem acontecer o que nos aconteceu. Os dirigentes europeus são uns bananas interesseiros. Façam ver todos os dias aos dirigentes o mal dessa praga. Não baixem os braços pois o setor textil no Brasil faz viver muita gente.

SAM....esqueça de ABIT .....nao acredite no que Aguinaldo Diniz fala....( somente confecçoes....) 

BARON  AGORA SIM EU ACRFEDITO!!! VAMOS À GREVE GERAL???? INFELISMENTE NAO TEMOS OS GRANDES SINDICATOS QUE NA ERA LULLA FAZIAM O QUE QUERIAM!!!!  TEMOS 225 DEPUTADOS E 35 SENADORES QUE APENAS ENFEITARAM A FRENTE PARLAMENTAR JOSE DE ALENCAR......ENFEITARAM....POIS NAO TRABALHAM PARA ISTO!!! TEMOS AQUI O SR. ZECA DIRCEU.....QUE QDO ON LINE VC QUISER FALAR COM ELE...SIMPLESMENTE DESCONECTA!!!!

como este blog tem suas finalidades, podemos escrever diretamente para ABIT, FIESP, ABECEDE, ABITEX dentre outros....

BARON...a greve seria a melhor solução para parar esta palhaçada!!! Vamos tentar?????

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço