Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Filho do ex-Vice Presidente José Alencar é Cotado para Candidato a Governador de MG

Josué Gomes da Silva, herdeiro do ex-vice-presidente da República, já é citado nos bastidores como possível nome do PMDB para disputar o governo de Minas em 2014

Josué mora em São Paulo onde administra o império têxtil construído pelo pai. Foto: Aureliza Corrêa/Esp. CB/D.A Press/Arquivo
Josué mora em São Paulo onde administra o império têxtil construído pelo pai. Foto: Aureliza Corrêa/Esp. CB/D.A Press/Arquivo

Os eleitos em outubro nem tomaram posse ainda e já começam as especulações sobre a disputa de 2014 pelo governo de Minas Gerais. Entre alguns possíveis candidatos já cotados – como o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro (PSDB), o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP), o ministro de Desenvolvimento e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), e o prefeito reeleito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), surge uma novidade: Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente da República José Alencar, falecido ano passado. Sua candidatura contaria com a simpatia e o dedo da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Atualmente Josué mora em São Paulo onde administra o império têxtil construído pelo pai, que sempre nutriu o desejo de ser governador de Minas. Alencar disputou o cargo em 1994 pelo PMDB, mas acabou em terceiro lugar. Nas eleições de 2010, o nome do ex-vice-presidente foi cotado para o governo do estado, com o aval do então presidente Lula, mas problemas de saúde fizeram com que ele desistisse da disputa. As articulações para convencer o empresário a topar a empreitada vêm sendo feitas.

O presidente do PMDB, Antônio Andrade, disse que já ouviu conversas a respeito das articulações em torno do nome de Josué, mas segundo ele o partido já tem candidato ao Palácio da Liberdade: o senador Clésio Andrade, recentemente filiado à legenda. O ex-secretário-geral do PMDB Armando Costa disse que Josué ainda não é filiado, mas que o convite para que ele entre para o PMDB, partido do coração de seu pai, segundo ele, já foi feito. “Ele teria todas as condições de ser candidato a qualquer cargo”, defende Costa, que foi fiel escudeiro de Alencar durante todo o tempo em que ele era filiado ao PMDB.

Alencar entrou no partido em 1993 e deixou a legenda em 2001 depois da derrota de Armando Costa na disputa pelo comando do PMDB para o grupo ligado ao hoje deputado federal Newton Cardoso. Alencar, na época senador, já tinha rompido com o então governador Itamar Franco por divergir da forma como ele conduzia sua administração.

O secretário-geral do PSB, Mário Assad, que também era próximo de Alencar, disse ter sido pego de surpresa por essa possibilidade. Para ele, ainda é muito cedo para discutir 2014. “Tanta coisa ainda pode acontecer”, comenta. Apesar disso, as conversas em torno da possível candidatura de Josué não descartam a hipótese de ele, se aceitar entrar na disputa, também disputar pelo PSB.

Empresário de sucesso, dirigente na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), parecido com o pai no semblante e no timbre de voz, Josué poderia ser o nome para unir PT e PMDB e se contrapor ao candidato que será apoiado pelo senador Aécio Neves (PSDB), provável adversário de Dilma na disputa pela Presidência da República em 2014. O Estado de Minas tentou falar com Josué sobre as especulações em torno de seu nome, mas ele não foi localizado na sede da Coteminas, em São Paulo. O assessor dele, Adriano Silva, que foi chefe de gabinete de Alencar na Vice-Presidência da República e trabalhou com ele durante cerca de 30 anos, disse desconhecer essas conversas. Garantiu apenas que Jousé não é filiado a nenhum partido político.

Ministro

Em entrevista no início do mês passado à revista Isto É Dinheiro, Josué Gomes admitiu a possibilidade de ingressar na política. “Não há atividade mais nobre que a política. Se algum dia eu tiver condições de prestar algum serviço na política, o farei com orgulho e honra”. Disse ainda que aceitaria um convite para ser ministro, como aconteceu com o empresário Luiz Fernando Furlan, que comandou no governo Lula o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. “Não sei se eu tenho as qualificações do Furlan, que desempenhou um papel espetacular para o Brasil. Mas não descarto um convite para ser ministro”. 

Fonte:|http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2012/11/2...

Exibições: 745

Responder esta

Respostas a este tópico

na verdade o grupo Coteminas esta "fazendo água" há um bom tempo. Desde a fatídica compra do grupo Springs  duas vezes maior que o Coteminas. E desde então o grupo vem acumulando resultados negativos. Alem do mais  O Grupo não se modernizou, seu parque de maquinas é destualizado.

Estes rresultdos  vem provando não ser Josué  um empresario de sucesso há um bom tempo.

Com o movimento de acionistas minoritario da Petrobrás de retirar-lo do conselho de Administração, já que foi nomeado pelo governo como representante dos acionista minoritário da Petrobrás, surge esta noticia sem pé e sem cabeça. 

É ....  pode ser mais uma boquinha de emprego publico para garantir o futuro. Concordo com o comentário do Jorge Giaquinto, que não há saída honrosa para o Grupo que optou por comprar velharia como a Springs ao invés de modernizar suas fábricas implantadas com bastante ajuda financeira do BNDES e Cia Ltda, Lula e seus asseclas, que garantiam o financiamento de giro, para o Grupo, de 85% de todo capital disponibilizado para esse fim (AGF), pelo BNDES/Banco do Brasil, que era destinado para toda industria têxtil do país. Sobravam 15% para o resto.... Só a Fabrica Embratex de Campina Grande consumia 250 t/dia de algodão, 7.500 t/mês. 

Duas perguntinhas:

1-Segundo que fontes?

2- Rei de que imperio Industrial?

Quando essa campanha ocorrer,

(a ) teremos CENTENAS de testemunhos de Ex-funcionarios com declaracoes verdadeiras e comprovaveis.

(b) Havera informacoes das Bahamas bem interessantes.

(c)  Apresentaremos um conglomerado falido e

(d) um misantropo buscando ser filantropo...

Vamos lembrar.

O pai não defendeu as empresas têxteis nacionais contra os importados e tinha bem mais capacidade e poder que o filho.

Será que alguém vai acreditar nele?

Acredito que nem os "baba ovo" dos sindicatos patronais.

Meu caro, permita a discordância, mas parque desatualizado foi a melhor, etive na ITMA ano passado e não tem nada em termos de máquina mais moderno do que tem na Coteminas, especialmente em tecelagem e em beneficiamento. Os alvejamentos contínuos são sistema impacta com o software atualizado, os steamers pressuriuzados, novas lavadoras com vácuo superficial e submerso.
Na China tem fábricas exatamente iguais, produzindo nas mesmas velocidades, mas sem impostos e com subsídios enormes... Talvez seja essa "modernidade" que a Coteminas precise e esteja defasada...
A Coteminas, assim como a ind. têxtil nacional está sob forte ataque dos chinos com forte dumping e subsídiuos ilegais. Nossa ind. vai se acabar em mais 5 ou 10 anos de ataque e ai eu quero ver os preços dispararem, pois não haverá mercado regulador... Tiro no pé, não é falta de modernidade, não é falta de técnicos, pois os chinos e os indianos continuam vindo se treinar com nós e comos alemães.

Abraço e desculpe a discordância!
 
jorge giaquinto disse:

na verdade o grupo Coteminas esta "fazendo água" há um bom tempo. Desde a fatídica compra do grupo Springs  duas vezes maior que o Coteminas. E desde então o grupo vem acumulando resultados negativos. Alem do mais  O Grupo não se modernizou, seu parque de maquinas é destualizado.

Estes rresultdos  vem provando não ser Josué  um empresario de sucesso há um bom tempo.

Com o movimento de acionistas minoritario da Petrobrás de retirar-lo do conselho de Administração, já que foi nomeado pelo governo como representante dos acionista minoritário da Petrobrás, surge esta noticia sem pé e sem cabeça. 

Jorge esta certo, mas ha variaveis desconhecidas na equacao. Por exemplo, Maria das Gracas (Caveirao) Foster, nao quer esse cara nem pintado de ouro, FATO e canto a Pedra, vai da merda. Lula quer o cidadao. Eike Batista esta com uma PIRAMIDE coorporativa de anda meio de pernas banbas que tira do Pedro para Pagar Joao. Dizem que seu valor real e aproximadamente 15% do que o declarado, Idem a Coteminas, incluso sem credito nos Bancos fora do Brasil. Vai estourar uma bomba em relacao ao Eike e os Portos, coisa que vem fermentando a mais de ano em Fortaleza. Ai comecara o cocoh. Nao sei qual eh a relacao do Batista da Silva e o Silva, mas me parece que ambos, ele e o Lula necessitam de um "calco" politico na area financeira, especialmente considerando-se que o Cavendish tambem ira dancar... Eh um emaranhado maquiavelico dificil de se desenrolar mas aos poucos, com todos atentos, vamos emcontrando os pingos nos "is" e vamos cruzando os "ts". Eh por ai que anda a coisa, com cortinas de fumaca por todos os lados. O parente mais escuro do Luia Barbosa, do Presidento (rsrsrs) do STF esta ciente, nas sem ainda os fatos. Eh nessa direcao que anda a coisa e para voces novos no Blog, saobam que poe aqui ja sairam uns doze furos, bem adiate de blogueiros de ca e de la, bem na frente da PIG. Atentos e nao deixem esse assunto morrer. E para "cachorro grande". Quanto ao que o pai fez ou deixou de fazer vai sem comentario. Mas nao creio que ele nunca comprou tecidos da China para fardar o Exercito Brasileiro. Alias, como ja disse, os FUZILEIROS NAVAIS, corporacao LIMPA, se recusou a usar fardamentos da China, um mini-bochincho nunca mencionado pelo PIG e so falado a boca pequena nas casernas.

jorge giaquinto disse:

na verdade o grupo Coteminas esta "fazendo água" há um bom tempo. Desde a fatídica compra do grupo Springs  duas vezes maior que o Coteminas. E desde então o grupo vem acumulando resultados negativos. Alem do mais  O Grupo não se modernizou, seu parque de maquinas é destualizado.

Estes rresultdos  vem provando não ser Josué  um empresario de sucesso há um bom tempo.

Com o movimento de acionistas minoritario da Petrobrás de retirar-lo do conselho de Administração, já que foi nomeado pelo governo como representante dos acionista minoritário da Petrobrás, surge esta noticia sem pé e sem cabeça. 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço