Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

José Alencar, o mineiro que emocionou o Brasil

Publicado em 29.03.2011, às 14h53

Do Blog de Jamildo


José Alencar Gomes da Silva nasceu no dia 17 de outubro de 1931, em Itamuri, município de Muriaé, na Zona da Mata de Minas Gerais.

O gosto pelo comércio começou cedo. Filho de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva, deixou a casa dos pais aos 14 anos. Passou a trabalhar como balconista numa lojinha de Muriaé. Começou ganhando 600 cruzeiros por mês. Pouco tempo depois, recebeu proposta mais vantajosa, e mudou-se para Caratinga (MG), onde continuou a trabalhar de balconista.  Aos 18 anos, emancipado pelo pai, estabeleceu-se como comerciante, com a lojinha A Queimadeira.

Depois, virou viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos e industrial do ramo de confecções.

Mas foi em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, da área de beneficiamento de algodão, que deu seu maior passo na área industrial. Fundou em Montes Claros (MG) a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), um dos maiores grupos têxteis do Brasil, com 11 unidades industriais em quatro Estados. As plantas produzem e distribuem fios, tecidos, malhas, camisetas, meias, toalhas de banho e de rosto, roupões e lençóis, vendidos no mercado interno, nos Estados Unidos, Europa e países do Mercosul.

Passando pelas entidades empresariais, Alencar foi presidente da Associação Comercial de Ubá, diretor da Associação Comercial de Minas, presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria.

Entrou na política em 1994, quando candidatou-se ao Governo de Minas. Em 1998, foi candidato ao Senado e elegeu-se com quase três milhões de voto.

Em 2002, compôs a chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em 2003 chegou ao mais alto cargo de sua vida pública. Elegeu-se vice-presidente para o período 2003-2006, quando se reelegeu.

HOMENAGENS - Recebeu inúmeros títulos de reconhecimento, entre os quais os de  Doutor Honoris Causa, concedido pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Viçosa (MG), em dezembro de 2002; Professor Honoris Causa, concedido pelo Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), em junho de 2003; Professor Honoris Causa, concedido pelo Conselho Técnico Administrativo do Senai/Cetiqt, do Rio de Janeiro, em julho de 2003;  Doutor Honoris Causa, concedido pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual de Minas Gerais – Unimontes, de Montes Claros (MG), em abril de 2004.

Foi distinguido também as seguintes condecorações: Nacionais - Ordem do Mérito Legislativo – 1985; Comenda do Mérito Cairu – 1985; Ordem de Rio Branco, Oficial – 1989;  Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, Comendador – 1991; Ordem do Mérito Militar, Grã-Cruz – 2003; Ordem do Mérito Judiciário Militar, Grã-Cruz – 2003; Medalha do Pacificador – 2003; Ordem de Rio Branco, Grã-Cruz – 2003; Ordem do Mérito Naval, Grã-Cruz – 2003;  Ordem do Mérito Aeronáutico, Grã-Cruz – 2003; Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, Grã-Cruz – 2003; Ordem do Mérito da Defesa, Grã-Cruz – 2003. Estaduais - Medalha da Associação Comercial de Minas - Empresário Destaque – 1970; Medalha da Associação Comercial de Minas - Empresário Destaque – 1975; Comenda do Mérito Industrial – 1976; Grande Medalha da Inconfidência – 1983; Medalha do Mérito Santos Dumont – 1985; Medalha da Ordem do Mérito Legislativo – 1985; Medalha Alferes Tiradentes - Bicentenário da Inconfidência Mineira – 1989; Medalha Comemorativa do Dia do Estado de Minas Gerais – 1989; Medalha do Grande Mérito Comercial – 1987; Comenda do Mérito Municipalista  -  2003; Medalha Promotor de Justiça Ozanam Coelho – 2003; Grande Colar da Ordem do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – 2003; Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal – Câmara Municipal de Belo Horizonte – 2003; Ordem do Mérito Aperipê – Governo do Estado de Sergipe – 2004; Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – 2004.

É Cidadão Honorário dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e do Distrito Federal, bem como dos seguintes municípios brasileiros: Além Paraíba, Alpinópolis, Araguari, Arcos, Belo Horizonte, Betim, Bom Despacho, Carangola, Caratinga, Cataguases, Divinópolis, Formiga, Frutal, Guaxupé, Itabira, Ituiutaba, Janaúba, João Monlevade, Juiz de Fora, Lavras, Leopoldina, Mariana, Monte Alegre, Monte Carmelo, Montes Claros,  Paracatu, Pará de Minas, Paraopeba, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Pirapora, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Prata, Rosário da Limeira, Santa Luzia, São João del Rei, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Teófilo Otoni,  Timóteo, Tiradentes, Três Corações, Tupaciguara, Turmalina, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha  e Várzea da Palma, todos em Minas Gerais, e Campina Grande (PB) e  Natal (RN).

DOENÇA - Alencar lutou contra o câncer desde 1997, quando, após se submeter a um check-up, foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano.

No ano 2000, uma nova cirurgia removeu um tumor na próstata. Depois de retirar outros nódulos no abdme, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.

Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde quarta-feira (20), por conta de uma grave hemorragia no abdome. Alencar chegou a ser operado às pressas, mas o sangramento não parou. Ao todo foram 17 cirurgias.

O vice-presidente morreu na tarde terça (29).

José Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia. Deixa de lição sua imensa vontade de viver.

Exibições: 353

Responder esta

Respostas a este tópico

Afinaal, porque trazer a baila AGORA o Veneravel Vice-Presidente? Afinal a canditadura de seu liho ao Senado, o seu "Debut: oficial ainda esta bem longe - e atento estamos, e bem munidos. SdM

As  razões  não  são  simples, e  seria  demorado ,  e perda  de  tempo  (  desculpe-me) ,  adentrar    aqui   assunto  complexo   e que envolve  situações internas  do  Brasil  e  sua relação  com o  mundo. Não  vou mencionar  como  a  UNICAMP  é importante para  este  governo

    Rei morto, rei posto. Ao herdeiro a sucessão.

     Saudações Romildo.

Já pensou  escrever  um livro?

De uma forma mais ou menos direta, o que acontece na política do Brasil nos afeta: Como Povo, como indústria, como cidadãos. Como uma região geográfica rica, o Brasil tem tudo para dar certo. O problema e a sua população em geral, despreparada, maltratada, manipulada. Não se pode desvincular, abstrair a nossa indústria dos problemas periféricos. Por isso me concentro mais nos problemas político-sociais do Pais.Uma maquina eu posso repor. Uma fibra especifica pode ser plantada ( "aqui em se plantando, tudo da") ou importada. Mas uma fibra social corrupta, será mais cedo ou mais tarde um grande problema para a nossa industria e o nosso pais. E nesse foco fico eu. SdM



EDISON BITTENCOURT disse:

As  razões  não  são  simples, e  seria  demorado ,  e perda  de  tempo  (  desculpe-me) ,  adentrar    aqui   assunto  complexo   e que envolve  situações internas  do  Brasil  e  sua relação  com o  mundo. Não  vou mencionar  como  a  UNICAMP  é importante para  este  governo

Sobre esse assunto não. O senador já foi bastante decantado em prosa, verso, historia e ficção. Quanto ao “sucessor” legitimo dele, não creio haver. Oportunistas, como anti-Cristos,  sempre aparecerão mas não creio que passarão o crivo de uma escrutinização mais profunda. SdM

EDISON BITTENCOURT disse:

Já pensou  escrever  um livro?

Também estou estranhando essas publicações excessivas sobre o Sr. José Alencar. O QUE ESTÁ POR TRÁS DISSO ?

Nesse foco apoio meu amigo Sam! Porque, daqui a pouco vão dar o título de Professor Honoris Causa do CETIQT também ao LULA para homenagear indiretamente o Sr José Alencar. Aí eu vou RASGAR O MEU DIPLOMA !

LBL: So ficar de olho no Aspirante a Senador. Nao pode se alavancar na classe. Canhoes carregados, sub-net estudada, partners sombrios, triangulacoes e outros calculos trigonometricos na mira. Espere e vera. Comeco a adquirir a coragem dos velhos... Azar esta virando festa. SdM 


 
Luiz Barbosa Lima disse:

Também estou estranhando essas publicações excessivas sobre o Sr. José Alencar. O QUE ESTÁ POR TRÁS DISSO ?

Nesse foco apoio meu amigo Sam! Porque, daqui a pouco vão dar o título de Professor Honoris Causa do CETIQT também ao LULA para homenagear indiretamente o Sr José Alencar. Aí eu vou RASGAR O MEU DIPLOMA !

Nelson Rodrigues criou o  personagem  "Palhares o  canalha". No tempos em que escreveu,  naqueles  tempos , Palhares foi a epítome  do canalha-    o canalha que pegava  a  cunhada no  corredor  e  a  beijava  voluptuosamente .  Hoje,  talvez seja  este beijo do canalha ,um beijo  não  tão incomum. Outro  tipo brasileiro  é  Macunaíma,  dito o herói  nacional, o herói  sem caráter, o  anti - herói  criados por  Mario de  Andrade , em 1928. Dado o amplo especro  que cabe  entre  estes  dois  personagnes,  Palhares e  Macunaíma, é natural que se pense  que  todos  os brasileiros sejam um Palhares  ou um Macunaíma. Como  fui  eu quem  colocou os artigos sobre o ilustre empresário,  fiz  com a intenção de ressaltar  seu exemplo de  vida como  alguém que  saiu  , como se  diz  ,  do "zero", destacando sua atuação como  empresário   e político. é importante dar exemplos  que possam ser  edificantes. A clareza do que se quer  dizer,  a  coragem de  dizer o que se pensa, as  dúvidas que se possa  ter. omínimo que se  espera  do  quem de  certa  forma  suspeita ou caso, pé  que  seja correto  e o  diga. O debate  temque  ser  feito em cima  dos argumentos  e não com perguntas sem  nexo. Da política  a não ser para análise quero  distância.E minhameta  de vida é o  conhecimento  Holístico  se é que me  entende

Estou atrasado na dicussão, mas citar o Alencar será sempre necessário. Um grande homem em tudo! É como citamos Eça de Queiroz, Ruy Barbosa, Barão do Rio Branco( primeiro empresário brasileiro de fato ). Citem sempre o Alencar: é sempre um norte a nos guiar!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço