Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Josué da Coteminas, Representa o Setor Privado na OMC para Debater Taxas de Câmbio e Comércio Exterior

BRASÍLIA - As controvérsias envolvendo a relação entre taxas de câmbio e comércio internacional predominarão em uma discussão marcada pela Organização Mundial do Comércio (OMC) para 27 e 28 de março, em Genebra, na Suíça. O debate atende a um pedido do governo do Brasil, feito no ano passado, e será dividido em quatro sessões. A primeira etapa discutirá os setores público e privado, a segunda as organizações internacionais, a terceira as instituições acadêmicas e a última as conclusões.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que as discussões são parte de duas propostas enviadas pelo Brasil à OMC em 2011. Em uma das propostas, o governo brasileiro ressalta a necessidade de discutir a relação entre taxas de câmbio e comércio internacional.

Na segunda proposta encaminhada à organização, em setembro do ano passado, as autoridades do Brasil retomaram o tema, sugerindo a reflexão sobre como a OMC pode lidar com os efeitos negativos de desalinhamentos acentuados das taxas de câmbio para os fluxos comerciais internacionais.

As discussões em março devem contar com representantes do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad).

Também foram convidados os professores P. Lane, do Instituto Trinity College, de Dublin, na Irlanda; A. Trejos, da Escola de Negócio Incae, da Costa Rica; e Shang-Jin Wei, da Universidade de Columbia, em Nova York.

Por parte do Brasil foram convidados o empresário Josué Gomes da Silva, do grupo Coteminas, que representará o setor privado nacional, além de Eva Jaili, do comando da PB Swiss Tools, Ruogu Li, presidente do EximBank chinês, e Eugenio Simeoni, diretor-geral da Nestlé. Representantes da Índia, da Turquia e do Canadá também foram convidados para os debates.

Fonte:|http://www.dci.com.br/OMC-marca-debates-sobre-taxas-de-cambio-e-com...

Exibições: 663

Responder esta

Respostas a este tópico

O que está escrito entre linhas e que a OMC esta pressionando a china a soltar a sua moeda, no sistema de mercado livre de procura e oferta. Obviamente a moeda Chinesa esta mais do de desvalorizada artificialmente para facilitar as suas exportações. Como já disse em textos passados a prioridade da China e reciclar as suas milhares de toneladas de bilhetes verdes (US Dólar) e transforma-los em infraestrutura o mais rápido possível. Nem que tenha que subsidiar as importações, cobrar impostos ínfimos e ate subsidiar parte de sua indústria. O mundo todo sofre com isso. O setor textil no Brasil e o que mais sofre, mas toda a indústria  de um modo ou de outro também.

Josué Gomes da Silva é do setor privado. Menor, financeiramente, do que o Batista, ele não anda “na cama” com o Governo, com multinacionais e nem tampouco carrega com ele a aura negra de uma herança deixada pelo pai ou associações politicas duvidosas no Para, Maranhão, Rio, Roraima etc. Muito pelo contrario todos nos sabemos da coragem, raízes humildes e nacionalismo do seu pai,  o nosso saudoso Jose de Alencar.

Quanto ao sofrimento coorporativo dele, podemos dizer que sofreu na carne com a Indústria Textil, operou no vermelho e foi ate forcado comprar algo da China. Daí ele conhece muito bem com que ele devera estar lidando na próxima reunião da OMC. Além de Engenheiro, Advogado de experiência Internacional, ele também é conhecedor dos fundamentos da economia global – além de falar 5cinco idiomas.

Acho que o convite feito ao Josué foi acertado, e independente de minhas picuinhas com algumas de suas importações da China, isso é assunto aparte. Nos Brasileiros ( eu entre eles) temos que aprender ser menos apaixonados e aprender a divergir em certos pontos, mas também a CONVERGIR em outros. É assim que funciona uma liberdade plena e democrática.

Boa sorte Josué, brilhe, demande e nos informe sobre o resultado da reunião. Voce será o embaixador do Brasil nessa ocasião e líder de nossa classe. E estamos lhe observando, como filho do Jose de Alencar, lhe cobrando – além de esperamos muito de voce. Boa Sorte!

Vejamos.....

- nao adianta OMC e o resto do mundo querer mudar ou pressionar a China, pois hoje todos os paises dependem dela!!! 

- nao adianta querer mudar a meta da china, pois a china simplesmente faz projetos a longo prazos....10 anos...20 anos..... o povo apoia.....e pequenos ajustes são feito em seu curso, porem se alcança as metas!!!!

- a economia do mundo esta ""travada"", mas a china continua a construir empresas !!!!! o governo banca!!!!!

- por pior que esteja a situação na china ( pois o crescimento de 9% é médio.... sendo que muitos setores estão retraindo, há inumeras empresas fechadas desde novembro, inclusive texteis.....enquanto que outros segmentos estão a todo vapor!!!!)

- com 1,35 bi para alimentar não há no mundo quem os faça mudar de idéia!!!! é apenas uma politica economica que a china tem que manter a qualquer custo, pois colhe os frutos posteriormente, sempre otimizando processos, criatividade, gerando empregos e renda, gerando PIB...!!!!!!

- deveríamos ter uma comissão de empresários para participar e nao apenas de ! !!!!! por mais isntruido que seja, temos que ter economistas.....ter empresarios!!!!! NAO ACREDITO EM JOSUÉ ALENCAR !!!! e já postei isto inumeras vezes, mas lhe desejo sorte..... sendo bem realista, tb fica claro, que a OMC nada pode fazer!!!! ninguem quer comprar vuma briga com a china!!!! nao é interessante!!!! lembramos tb que um pedido a OMC leva meses e meses e nunca é resolvido de imediato na 1[ reunião....fica sempre para uma 2,ª, 3ª ...nª tentativas.....o unico pais que até agora fez algo foi a Argentina....tomaram uma simples decisão, e todo o Brasil está maluco com isto!!!! Mas simplesmente fizeram o que é necessário!!!! e aqui no Brasil ficamos apenas com politica de boa vizinhança ( para nao falar de pura hipocrisia e put.......)e ainda sustentamos volumosamente a pouca vergonha deste governo que apenas olha para o proprio umbigo!!!!

ACORDA BRASIL!!!!!! O GOVERNO FAZ O QUE O POVO NECESSITA!!!!!!POREM TEMOS QUE FORÇAR PARA ISTO!!!!!!!

Bem nao sei da validade das reunioes da OMC... Talvez nao de em nada. Como disse, so achei a escolha do Josue Apropriada.  O Eike Batista gostaria de estar la para pregar o Evangelho de SUAS multinacionais. A escolha do Josue foi a base de reunioes a Sete Chaves e muito estudada, segundo o "Carlos Alberto". E creio ter sidoa melhor. Mais: Sera um futuro Senador, por Minas. Lhe auguro um bom trabalho. SdM

Se cada pais terá um representante, como querer uma comissão? A Abit estará coordenando as reinvindicacões. Tenho convicção que o dr. Josué será nosso atual Rui Barbosa nessa nova Haia!

manos....vamos ver......o que Josue fez de REAL qdo presidente da ABIT PARA FAVORECER A INDUSTRIA TEXTIL???? ??????????? e assim como outros tb....o interesse é apenas em confecçoes, nao em tecidos, fios,.....etc..etc...praticamente quase todos os insumos de acabamento/tinturaria vem Asia......e assim vai!!!!

mais uma vez :

solução = cotas( maximo 30% do que se importou ano de 2011) + licença de importação nao automaticas com prazo de analise de minimo 90 dias!!!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço