Esta postagem tem como finalidade dar, aos técnicos têxteis mais novos, uma ideia de como se deve proceder para encontrar o debuxo dum tecido. Trata-se dum processo muito simples e de grande utilidade para quem tem de analisar um tecido. Quanto a mim trata-se da primeira operação a fazer uma analise, posteriormente temos de ver o calibre de cada um dos fios incorporados e logo a seguir analisar a densidade de fios ao urdido e à trama que em minha opinião deve ser feita num decímetro e não apenas em 1, centímetro. A partir disto já é possível reproduzir o tecido da amostra analisada.
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Faz lembrar o tempo do prof. Alberto(bomba).
Caro Jorge,
Não houve da parte do Romildo, intenção de proferir comentários desgradáveis.
Ele é técnico têxil formado no CETIQT- RJ e em sua época de estudante havia realmente um professor chamado Alberto, (que eu conheci) e por ter um porte arredondado ganhou a alcunha de "Bomba", apenas ele lembrou-se da época de estudante e registrou o fato.
Sua contribuição é indispensável.
Abração e muito obrigado.
Erivaldo
Jorge Trindade disse:
Caro Romildo, prof. Bomba ou não, as pastagens com explicações técnicas vão continuar a ser expressas, se não gostar não veja e evite comentários desagradáveis. Há muitos técnicos novos que devem conhecer o elementar e isto tem de ser feito pois nem todos temos os mesmos conhecimentos.
Jorge, Por mim voce pode postar o que quiser. Terá muitos alunos, felicidades.
Na época era um ótimo professor de padronagem, para não disser que era o melhor.
Sou partidario ao Nosso colega Romildo, porém com uma ressalva, este caso me faz lembrar, um Prof. da faculdade de Engenharia Textil, Jabra Haber... um dos grandes mestres com que muito aprendi e levo até hj seus ensinamentos... assim, como Jose Pitelli, Edson Mizoguchi, Gilberto Antonelli, Maria Luiza, entre outros grandes professores da UEM na decada de 90...isto só para reforçar que apesar de muitos conhecimentos praticos absorvidos durante anos, ainda temos os conhecimentos técnicos, aprendidos em bancos escolares, que nos fazem mais rapidamente entender os preceitos técnicos...
Parabens grandes mestres...
Jorge Trindade disse:
Obg. Alexandre pelas suas considerações. Eu tinha interpretado mal os comentários do Romildo mas agora vejo que foram bem intencionados. Também eu tenho boas recordações do meu tempo de estudante e lembro os professores que tive.
Quero parabenizar o Jorge pela iniciativa de colocar instruções técnicas para esta sofrida profissão têxtil.É uma pena que cada vez mais percebe-se que somos uma raça em extinção.Principalmente nas Tecelagens de tecidos planos.
Rogério
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por