O jeans “too good to waste” ou “bom demais para jogar fora” quando muito desgastado precisa de cuidados e reparos. É ai que entram os cerzidos, esses reparos que são feitos para prolongar a vida da peça.
Essa prática vem da tradição japonesa mottainai (já falamos dela por aqui) e aparece em momento oportuno, quando o jeans tradicional que saiu do Japão para o mundo vem ganhando cada vez mais adeptos. Um jeans de excelente qualidade, feito para durar e que não se joga fora, se conserta.
Com essa ideia em mente, o inverno 2016 nos contempla com peças que já saem da loja “consertadas”. Na nossa galeria, é possível notar como os cerzidos estão presentes na temporada, seja em detalhes discretos ou ocupando grande parte da peça. Eles aparecem também junto com rasgos e patchworks, conferindo à peça um ar super used.
Provando que essa tendência é uma das mais relevantes para a temporada, a G-Star RAW lançou uma coleção toda dedicada aos jeans restaurado e repleto de cerzidos. Intitulada Restored Denim, vimos a coleção com antecedência na Pitti Uomo deste ano e contamos um pouco sobre ela aqui.
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2023 Criado por Textile Industry.
Ativado por