Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Queda na produção têxtil e de vestuário será debatida no circuito ABIT/BRASIL

Brusque (SC) – Os números da produção em Santa Catarina têm preocupado os empresários do setor têxtil e do vestuário, que registram quedas desde o início do ano. De janeiro a julho deste ano a produção do vestuário caiu - 7,2% e no setor têxtil a fabricação foi de - 7,3%, ou seja, a produção industrial teve uma queda de  - 6,7%, contra - 6,6% na média nacional, segundo uma pesquisa divulgada recentemente pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC.

 

Já os números das vendas preocupam ainda mais os empresários que registram - 3,0% nas vendas de artigos têxteis e - 24,9% em vestuário, sendo este o maior índice. “Esses dados demonstram bem a crise, pois aqui se comprova que as pessoas estão consumindo menos, por isso precisamos de toda a ajuda possível para reverter esta situação”, destaca a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest), Rita Cássia Conti.

 

A pesquisa revela ainda, acréscimo de 32% com custos com importados; 13% com capital de giro e 9% com despesas com pessoal e mão de obra. Além disso, as exportações caíram - 13,66% no Estado, quando o Brasil deve uma queda de - 16,67. Já as importações no país estão -21,31% menores, enquanto que é em Santa Catarina a queda foi de - 13,19%.

 

Alternativas que devem contribuir para que os empresários catarinenses e da região de Brusque superem a crise na cadeia têxtil, serão debatidas no seminário: “Circuito ABIT/TEXBRASIL”, que tem como tema, “Competitividade e Internacionalização”. O evento é organizado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), através do TexBrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira) e realizado em Santa Catarina pela Associação em parceria com a Apex-Brasil, Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque, Botuverá e Guabiruba (SIFITEC)  e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SINDIVEST). O seminário acontece no dia 6 de novembro, no Hotel Monthez, em Brusque, das 8 às 12h.

 

De acordo com o presidente do Sifitec, Marcus Schlösser, esta é uma grande oportunidade do empresariado tirar dúvidas e cobrar soluções de quem representa o setor. “Teremos em Brusque os maiores nomes da cadeia têxtil e os que mais estão envolvidos no setor, portanto buscamos trazer temas da atualidade e os que mais têm causado prejuízos para os empresários”, diz o presidente, que anuncia ainda o aumento com energia elétrica, que foi de 49%.

 

Entre os assuntos que terão debatidos estão, “Agenda de Prioridades Têxtil e Confecção”, com a palestra do diretor superintendente da ABIT, Fernando Pimentel, e ainda assuntos como o “Programa de Internacionalização da Moda Brasileira – TexBrasil” e o “O Alto Custo de Energia Elétrica em Santa Catarina, também estarão em discussão. 

Ainda conforme a pesquisa da FIESC, alguns números positivos favorecem o setor, pois Santa Catarina mantêm o menor índice de desemprego em relação aos demais Estados, com apenas 3,9% de desocupação. No mês de julho, considerado o pior do ano, foi registrado menos 683 postos de trabalho nos setores têxtil e de vestuário, porém nos primeiros sete meses de 2015, foram criados 2.812 novas vagas.  “Esses dados mostram que, apesar de tantos números negativos, os empresários ainda acreditam numa retomada e estão evitando demissões, mas as soluções devem chegar logo”, destaca a presidente do Sindivest, Rita Cássia conti.

 

Mais informações pelos telefones: (47) 33516913/ 33556582 ou pelos e-mails: sindivestbq@gmail.com  ou sifitec@netuno.com.  

 

 

 

SERVIÇO

O QUÊ: Circuito Abit/TexBrasil Brusque

QUANDO: 06 de novembro de 2015

HORÁRIO: Das 8 às 12h

ONDE: Hotel Monthez – Brusque - SC

INFORMAÇÕES: (47) 33516913/ 33556582

sindivestbq@gmail.com  ousifitec@netuno.com

*Vagas limitadas

 

 

 

 

Exibições: 243

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço