Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Votorantim vende Nitro Química, um dos Símbolos da Indústria Brasileira

Fábrica quebrou monopólio dos Matarazzo na produção de seda sintética no fim dos anos 1930; empresa representa hoje menos de 1% da receita do grupo

Acervo
Primeiro grupo de funcionários da Nitro Química Brasileira, em 1936                  Crédito: Memória Votorantim

A Votorantim vendeu a Nitro Química, um dos símbolos da industrialização brasileira. A empresa foi parar nas mãos do fundo de investimento Faro Capital, administrado pela gestora independente BRL Trust, segundo disseram pessoas a par da transação à ÉPOCA NEGÓCIOS. O valor do negócio não foi revelado. A empresa produz hoje nitrocelulose, um produto químico usado na produção de tintas e vernizes.

A Nitro Química faturou R$ 270 milhões no ano passado, menos de 1% da receita líquida do grupo Votorantim (R$ 29,5 bilhões). O grupo fatura hoje mais com a produção de cimento, metais, celulose, energia e laranja, seus principais negócios. Procurado, o fundo BRL Trust não comentou o assunto. A Votorantim confirmou a venda. "A operação faz parte da estratégia do grupo Votorantim de ajustar seu portfólio visando fortalecer e investir nos segmentos considerados core business para a companhia ", disse o grupo, em nota enviada à ÉPOCA NEGÓCIOS.

Acervo
Área de filtração de colódio da Nitro Química, em 1939                                                                 Crédito: Memória Votorantim

Para estudiosos sobre a história da empresa, foi um modelo de gestão que envolvia o nacionalismo desenvolvimentista e paternalismo. “Desde sua fundação, a Nitro Química teve relações privilegiadas com o Estado, particularmente no período Vargas”, escreveu Paulo Fontes, em seu livro “Trabalhadores e cidadãos; Nitro Química: a fábrica e as lutas operárias nos anos 50”, que narra o auge da empresa. Ele assinalou que a empresa era conhecida como a "CSN do setor químico".

Acervo
Parque infantil e berçário da Nitro Química: empresa foi pioneira na participação social                                Crédito: Memória Votorantim

Com a venda da Nitro Química, uma era se encerra. A companhia foi por anos um mimo da família Ermírio de Moraes, controladora do grupo Votorantim. Foi criada em 1935 a partir de uma associação entre os empresários José Ermírio de Moraes e Wolf Klabin, da produtora de papel de mesmo nome. Eles importaram uma fábrica inteira dos Estados Unidos – 18 mil toneladas de máquinas, equipamentos e tanques - e reconstruíram no Brasil. A Nitro Química começou produzindo seda sintética – o fio rayon – para ser utilizado pela Votorantim, então uma fabricante de tecidos.

A iniciativa de Ermírio de Moraes e Klabin tinha o objetivo de quebrar o potente monopólio das Indústrias Reunidas F. Matarazzo. Para obter isenção fiscal na importação da fábrica, os empresários convenceram Getúlio Vargas de que o projeto industrial poderia servir para fins militares – entre os químicos produzidos, nitroglicerina. Vargas abraçou a ideia e participou da inauguração da empresa. Enquanto a fábrica era montada, levas de migrantes, da Bahia ao norte de Minas, foram trazidos para a região Leste de São Paulo, dando impulso ao então vazio bairro de São Miguel Paulista. Uma vila operária foi erguida.

Acervo
Banda Jazz Nitro, formada por funcionários da empresa Nitro Química                                         Crédito: Memória Votorantim

Nos anos 1940, a Nitro Química transformou-se a maior empresa química do Brasil. No período pós-Guerra, greves de trabalhadores por aumentos de salários pipocaram. A empresa aumentou sua participação social na região, criando um clube de regatas (o rio Tietê ainda era limpo), uma banda de jazz, uma escola técnica do Senac e uma creche para funcionários. Com a introdução do nylon pela Rhodia no Brasil nos anos 1950, a Nitro Química perdeu dinamismo. Tentou transformar-se numa gigante do setor químicos, mas seus grandes projetos não foram adiante. Mesmo assim, continuou, menor, fazendo parte dos negócios do grupo – um joia lapidada, até então, pela família fundadora.

 

Fonte:|http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI278471-16355,00...html

 

Eccotêxtil – Consultoria Têxtil

Erivaldo José Cavalcanti

Estamos habilitados a examinar seu sistema de custos, promover otimizição, ou desenvolver um específico para sua empresa.

erivaldo@gestaotextil.com

11 – 64460647

11 - 77846336

Exibições: 2081

Responder esta

Respostas a este tópico

 

E uma perda quase que historica, era representativa de uma fase de transicao do Brasil Agricultural para o Industrial, a Era Desenvolvimentista, (e assim mesmo, paternalisticamente guardada pelo Vargas - que oscilava entre a Agricultura, Pecuaria e Indústria). Bem, afinal o Nanico era de Bage, dado a bombachas e porongo de chimarrao. Nessa epoca houve a formacao da Pretrobras, CVRD, CSN e outras Siderurgicas em Minas (Afinal, tambem o “baixinho” estudou en Ouro Preto). Ha algo de saudosismo nisso, ha algo que se perdeu na historia e nos tempos: Vejam a enfermeira cuidando das criancas no parque infantil da fabrica... Garanto-lhes que havia tambem uma professora e escola. As fotos falam tanto quanto o artigo, e gostei que o autor desse credite as fotos, detalhe elegante. Bye Bye Nitro Votorantin. Adeus a uma era mais amena e mais gentil. Benvindo a nova era industrial da "Cadeia de Alimentacao", com o bicho grande e forte comendo indiscriminadamente o pequeno, e o pequeno os ainda menor - aonde as grandes fortunas chegam sem nomes, questionamentos, pasados ou pedigrees. Sam de Mattos

nasci e me criei em Sao Miguel Paulista....como  inumeros amigos .....a saudades bate sem dúvidas!!!! foi uma epoca de gloria e conquistas...meu saudoso pai, trabalhou somente 47 anos !!!!ainda conservo medalhas e outras honras recebidas, inclusive após o ""desligamento""" da fabrica....mas iniciou uma nova era, e continuo a fazer assessoria externa vindo a falecer após mais 2 anos de trabalho. quando adoeceu, a Nitro arcou com todas as despesas...isto evidencia a gratidão da Nitro pelo seus funcionarios!!!!!

nesta epoca, era um orgulho trabalhar na Nitro Quimica !!!! São Miguel cresceu apenas em função desta empresa, que chegou a ter mais de 3000 empregados ( nao estou bem certo deste valor....) todos falavam com entusiasmo ao pertencer ao quadro de funcionarios da Nitro.

O clubne de regatas, era espetacular!!!  acredito que muitos passaram a adolescencia neste clube esportivo. e no social tinha bailes incriveis!!!

lembro-me tb da escola Senai, do restaruante, do berçario ( em que o pavilhão tinha o nome de meu avô...Alfredo Oliveira Martins  )...foi desmanchado e nao sei onde foi a placa que ficava fixada na parede.... tb me recordo da Vila Nitro Quimica....onde inumeras casas foram construidas para funcionarios....alias nao se pode chamar de vila....pois tornou-se mais populoso que muitas cidades interioranas!!!! e tinha tb um exclusivo hospital, com alta tecnologia , cuidado inicialmente por freiras....alias tenho uma irmã, que qdo pequena adoeceu, e tem o nome de Beatriz em funçao da dedicação de uma freira que levava o mesmo nome!!!!

tinha a cooperativa, que servia abastadamente seus colaboradores!!!!

infelizmente nao existe masi empresas deste tipo...acredito que foram poucas deste naipe aqui no Brasil!!!

Nitro Quimica....nunca será apagada da memoria de todos que vivenciaram qualquer experiencia de São Miguel Paulista!!!!!

grande Antonio Ermirio de Moraes....um respeito e admiração que nunca serão esquecidos, por tudo que contribuiram  para o crescimento e formação de São Miguel Paulista, bem como outros mil feitos em função da solidariedade e fraternidade que sempre pautaram vossa vida. exemplos de moral e dignidade!!!!!

adalberto oliveira martins filho

 

 

 

Poh. parece que esta vendendo ou jogando fora HISTORIA! Talvez seja saudosismo, mas doi. Sam

 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço