Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

9 dicas para pequenos empresários evitarem a falência

9 dicas para pequenos empresários evitarem a falência

Por InfoMoney


9 dicas para pequenos empresários evitarem a falência

SÃO PAULO - Dados da Serasa Experian mostram que, nos oito primeiros meses de 2013, mais de 1,2 milhões de empresas abriram as portas. Contudo, no mesmo período, 44% das empresas que tiveram falências decretadas foram MPEs (Micro e Pequenas Empresas).

De acordo com a Serasa Experian, isso ocorre porque, enquanto muitos empreendimentos são iniciados, outras tantas empresas fecham as portas por falta de uma boa gestão e planejamento financeiro.

“Diante de uma crise financeira interna, muitos empreendedores acreditam que as vendas vão crescer e as contas em aberto serão sanadas no próximo mês – o que, na maioria das vezes, não acontece”, alertaram economistas da Serasa. Eles também deram algumas dicas para o micro e pequeno empresário evitar que a inadimplência se transforme em falência. Confira:

1. Reconheça as dívidas

O primeiro passo é anotar o quanto você deve a cada fornecedor, instituição financeira e ao Governo (taxas e impostos), bem como eventuais atrasos de pagamento e encargos aos funcionários.

2. Identifique os erros

Procure entender os fatores e situações que levaram sua empresa a estar no vermelho. São falhas na gestão? Compras mal dimensionadas? Custos elevados? Precificação incorreta de produtos e serviços oferecidos?

3. Corte gastos

Identifique e corte os excessos, como o uso de telefones fixos ou móveis e o desperdício de energia e materiais.

4. Dê preferência às dividas mais graves

Identifique as dívidas em pior situação: aquelas que acarretam juros altos e impossibilitam a tomada de capital de giro ou ainda dívidas que impossibilitem a continuidade do negócio, como dívidas com fornecedores de matérias primas. “Lembre-se de que, no caso dos impostos atrasados, há a possibilidade de parcelamento, muitas vezes em até 60 meses sem juros”, apontou a Serasa. “Em seguida, identifique quem é o credor desta dívida – para procura-lo e tentar negociar a dívida em aberto.”

5. Estabeleça condições reais de pagamento

Ao renegociar, saiba qual sua verdadeira capacidade de pagamento, tendo em vista a crise que a empresa atravessa – e tenha essa capacidade em mente. Pedir um alongamento do prazo para possibilitar a redução do valor de cada parcela é uma boa maneira de não se comprometer com parcelas que estão além da sua capacidade financeira.

6. Evite o efeito “bola de neve”

Muitas empresas fecham as portas porque postergam as ações emergenciais diante da crise financeira. O ideal é procurar os credores para tentar renegociar as dívidas antes que elas escapem ainda mais do controle, o que acarretará descrédito do mercado e perda de fornecedores, além de restrições cadastrais.

7. Peça ajuda

Quando o apoio técnico de uma consultoria especializada couber no orçamento, vale a pena recorrer. Ferramentas que permitem o acompanhamento de quando apontamentos negativos estão sendo incluídos ou excluídos do CPNJ da empresa podem sem boas aliadas. Vale ainda fazer o monitoramento da inclusão das pendências financeiras relativas aos sócios, uma vez que estas informações também são consideradas na análise de crédito da empresa.

8. Planeje

Estabeleça metas a serem alcançadas no curto, médio e longo prazo. À medida que conseguir atingir os objetivo, você se sentirá mais forte para seguir adiante.

9. Aprenda com seus erros

Uma empresa em crise é a prova de que algo foi mal executado. Ao tentar sair do colapso financeiro, evite cometer os mesmos erros. Isso é pré-requisito para o crescimento da MPE.

Exibições: 91

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço