Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Abvtex vê potencial no mercado de facções de costura do RN

aa7be325ee5b426a631322c466526878 Abvtex vê potencial no mercado de facções de costura do RN aa7be325ee5b426a631322c466526878Abvtex vê potencial no mercado de facções de costura do RN

O mercado de moda no Brasil é 90% abastecido por uma produção nacional, mas o grupo que reúne os 22 grandes varejistas de vestuário do país ainda tem dificuldade para encontrar fornecedores que atuam com tecido plano para moda feminina e camisaria, por exemplo. Isso abre uma oportunidade para o Rio Grande do Norte, que pode despontar como polo em função das facções e oficinas de costura. A avaliação é do diretor executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex), Edmundo Lima. “O Rio Grande do Norte se destaca e tem um potencial de crescimento nessa área”, assegura.

O executivo veio a Natal nesta sexta-feira (11) participar do lançamento do Programa de Qualificação de Fornecedores para o Varejo da Abvtex, promovido pelo Sebrae em parceria com o grupo Guararapes. A iniciativa visa estimular as 124 facções instaladas no estado a obter a certificação da associação, que reúne os principais players do varejo de moda do Brasil, como C&A, Calvin Klein Jeans, Leader, Renner, Riachuelo e Zara, além dos grupos Guararapes, Hering e Walmart. Esse grupo composto por 22 empresas é responsável por 24% do mercado de moda no Brasil.

De acordo com Edmundo Lima, a Certificação da Abvtex reúne os requisitos mínimo e básicos que esses grandes varejistas exigem para a cadeia fornecedora e de empresas subcontratadas. Atualmente, essa cadeia é formada por 30 mil empresas, sendo 98% delas de micro e pequeno porte, que fornecem para os grupos associados. “Com essa certificação, queremos rastrear toda a cadeia para que o produto tenha uma origem limpa, sem trabalho análogo ao escravo e produzido de forma sustentável. A certificação visa atender a requisitos mínimos das marcas associadas e tudo que está no programa é um compromisso que as empresas assumiram”.

A estratégia da entidade com a certificação dos fornecedores é assegurar condições de  trabalho dignas na cadeia de fornecimento do varejo de moda e combater o trabalho análogo ao  escravo e infantil na cadeia de fornecedores do segmento. Isso porque as redes são corresponsabilizadas em caso de trabalho com horas exaustivas e más condições de trabalho, o que acaba arranhando a reputação das marcas envolvidas.

Informalidade

Além disso, também visa desenvolver a cadeia fornecedora para cumprimento da legislação e reduzir o índice de informalidade no setor. Segundo dados da associação, atualmente, 30% do mercado que comercializa moda no Brasil ainda é informal, e por consequência a produção também. A certificação reúne 18 itens, a maioria relacionada às condições de trabalho, à saúde e segurança dos empregados e à legislação trabalhista.

Os benefícios não são apenas para os grupos varejistas. As empresas contratadas acabam se beneficiando com a certificação, já que há uma redução do passivo trabalhista e melhorias no ambiente de trabalho. Sem contar com o mercado que se abre para esses fornecedores. Juntos, esses varejistas possuem mais de 6 mil lojas em todos os estados e faturam em torno de R$ 48 bilhões por ano. “É um mercado extremamente relevante para micro e pequenas empresas pelo ritmo contínuo e o volume de produção”, garante o diretor da ABvtex.

A empresária Anny Fabíola Nunes sabe da importância desse título. Das 13 unidades de produção de costura que possui nas cidades de São José do Seridó e São Vicente, situadas na região do Seridó, 7 delas já têm a certificação da Abvtex. “A certificação deu visibilidade e promoveu abertura do mercado nacional para a empresa. Só após a certificação, conseguimos ampliar o número de clientes private label que desejam comprar produto pronto”, revela a empresária do Grupo C Medeiros.

A meta agora é auditar as demais facções, instaladas em São Vicente, e receber a certificação, que contribuiu para o aumento de 15% no faturamento anual da empresa, que emprega 475 pessoas, ao fornecer peças para a Hering e Guararapes.

 

Fonte: http://revistaamazonia.com.br/abvtex-ve-potencial-no-mercado-de-fac...

http://www.abvtex.org.br/index.php?option=com_content&view=arti...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 441

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço