Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

AL homenageia uma das profissões mais antigas do mundo: a de alfaiate

Fonte:|olhardireto.com.br|

Nesta sexta-feira (25) a Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou uma sessão especial em homenagem ao Dia do Alfaiate e da Costureira, a partir das 19 horas. Profissão antiga, o ofício ainda mantém-se tradicional, apesar do “sumiço” de muitos alfaiates de costureiras, em detrimento do crescimento da indústria de confecção.

Um dos que vivenciam essa profissão especial é Luiz Guimarães. Entre um corte e outro, uma agulha aqui, e uma linha acolá, ele vai criando suas peças e fazendo aquilo que gosta. Guimarães desenvolve o seu ofício em uma casa no centro histórico de Cuiabá, próximo à tradicional Praça da Mandioca.

Ele tem 58 anos e há 40 vive entre tecidos e costuras. A arte lhe foi ensinada pelo pai que, por sua vez, a herdou do avô. Tradição de família, mas que nenhum dos filhos de Luiz resolveu seguir.

Antigamente, a profissão de alfaiate era envolta por mais glamour. “Quando eu comecei, não tinha tantas lojas de confecções espalhadas por aí. Todas as pessoas que queriam uma boa roupa iam até um alfaiate. Hoje as confecções tomaram conta”, lamenta Guimarães.

Ele afirma que a maior parte do serviço ficou por conta dos reparos em roupas, arrumações aqui e ali. Mas, ainda existem muitos clientes fiéis, que só fazem seus ternos e calças por medida, com antigamente.

Apesar da situação da profissão, com a competitividade desigual, Luiz não acredita que a profissão irá acabar, mas apenas ficar reduzida. “Aliás, já está bem reduzida”, completa.

Esse contexto chegou a desanimá-lo. Ele parou por alguns anos e tentou mudar de profissão, mas acabou voltando para o convívio das linhas e agulhas. “É o que eu gosto. Está no sangue”, sorri.

Exibições: 151

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço