Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

HAITI - Setor têxtil busca parcerias para alcançar os mercados americano e europeu

Fonte:|correiobraziliense.com.br|

Empresas brasileiras de olho no Haiti Setor têxtil busca parcerias para alcançar os mercados americano e europeu

A disposição do Brasil em gerar incidentes diplomáticos na área política contrasta com a relação comercial que empreende com países como o Haiti. Numa tentativa de ampliar a participação nacional naquele país, empresários brasileiros do setor têxtil desembarcaram em Porto Príncipe, capital do Haiti, para dar início a uma missão comercial. Eles cumprem orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deseja trabalhar para que a relação com o país transcenda o campo da ajuda humanitária e militar. A ideia é levantar informações sobre a infraestrutura e a logística do Haiti que possibilitem o investimento brasileiro no país.

A missão de empresários é liderada pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), entidade que representa um dos setores da economia que mais sofreu com a desvalorização cambial e com a concorrência com produtos chineses. A visita conta ainda com o apoio irrestrito dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e das Relações Exteriores (MRE), com quem a Abit vem conversando nos últimos meses.

Também houve contato com representantes do governo haitiano, que estiveram recentemente no Brasil para sugerir um roteiro da visita. O Banco Mundial, que aplica dinheiro em projeto de urbanização naquele país, também mostrou interesse na missão brasileira. E já providenciou que os empresários do setor têxtil recebam assessoria financeira durante toda a visita. Pelo menos um seminário cujo tema será possibilidades de linhas de financiamentos para empresas brasileiras está marcado para acontecer ainda durante a semana. Espera-se que a embaixada brasileira em Porto Príncipe também auxilie a comitiva, com informações sobre o país e ajuda no deslocamento.

Três representantes da Abit, sendo o diretor-superintendente, Fernando Pimentel, e dois membros da área comercial encabeçam a missão, que também terá a participação de oito representantes de empresas da área têxtil, como a Vicunha e a Canatiba. Ainda não se fala em valores ou em áreas em que os investimentos possam ser feitos. Mas uma das possibilidades é que os brasileiros formem acordos operacionais com empresas haitianas, em que as bases produtivas e mais baratas lá instaladas possam exportar para mercados norte-americanos e europeus. Não se está falando em fazer uma revolução (no Haiti), ou de chover no sertão, reflete Fernando Pimentel, da Abit.

Fernando avalia que a visita visa atender interesses comerciais e políticos brasileiros, propostos pelos ministérios do Desenvolvimento e das Relações Exteriores, sob orientação direta do presidente Lula. Há uma preocupação do governo brasileiro com o pós-tropas, sobretudo no que diz respeito a formas daquele país começar a depender menos de ajuda internacional e mais de sua produção.

Terra arrasada
Relatório da Agência de Inteligência norte-americana (CIA), diz que 80% dos haitianos vivem em situação de pobreza, sendo que 54% estão abaixo da linha da miséria total, em razão dos embargos sofridos durante anos. Atualmente, a soma das riquezas, de US$ 6,137 bilhões, é 245,9 vezes menor que a dívida pública brasileira. Há ainda problemas de falta de infraestrutura básica, como estradas e portos. O país foi diversas vezes devastado por catástrofes naturais.

Exibições: 77

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de helil winter em 16 dezembro 2009 às 12:19
gostaria de mais informações de trabalho no haiti.
Comentário de Textile Industry em 28 setembro 2009 às 18:51
Porto Príncipe, 28 set (EFE).- Representantes da classe empresarial do Haiti receberam hoje uma delegação composta por doze empresários brasileiros que buscam informações sobre oportunidades de negócio no país - o mais pobre da América Latina.
A delegação ficará no Haiti até o dia 3 de outubro para analisar principalmente investimentos no setor têxtil, assegurou o presidente da Associação de Indústrias do Haiti (Adih), Georges Sassine.

Os empresários foram convidados pela Comissão Presidencial para a Implementação da Lei Hope (Haitian Opportunity for Economic Enhancement), aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos em dezembro de 2006 para apoiar o desenvolvimento do Haiti.

A missão é integrada por representantes da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a Associação Brasileira de Fibras Artificiais e Sintéticas (Abrafas) e outros empresários. Eles visitaram fábricas da capital e a zona industrial de Ouanaminthe (norte do país).

A delegação brasileira participará também de uma reunião internacional de negócios, nos dias 1 e 2 de outubro, que será comandada pelo ex-presidente americano, Bill Clinton. EFE

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço