Fonte:|anba.com.br/noticia|
O país árabe no Oriente Médio é o segundo maior produtor de algodão por hectare. Em 2008, produziu 697 mil toneladas do produto.
Syrian Arab News Agency*
Damasco – O algodão é responsável por entre 20% e 30% das exportações agrícolas da Síria. A planta é o produto agrícola que mais gera receitas ao país e o segundo produto industrial mais rentável, perdendo apenas para o petróleo.
A Síria está em segundo lugar no ranking mundial em média de produção por hectare e em terceiro lugar na produção de algodão orgânico, perdendo apenas para a China e Turquia. O país é também um dos maiores produtores de algodão colorido, atrás apenas da China, Turquia, Paquistão e Estados Unidos.
A área plantada com algodão cresce há dez anos, e estima-se que a produção de algodão da Síria vá aumentar 8% na comparação com a produção em 2008, quando produziu 697.841 toneladas.
Estatísticas mostram que 176.449 hectares foram utilizados para o cultivo de algodão em 2008, principalmente nas províncias de Hasaka (com 56.141 hectares), Raqqa (48.839 hectares) e Deir Ezzor (30.208 hectares).
O país também é pioneiro em controle biológico de pestes e tem desenvolvido grandes pesquisas no controle biológico de pragas do algodão a baixo custo.
A indústria têxtil na Síria é um dos principais pilares da economia do país, contribuindo com 30% para o produto interno bruto (PIB) do setor industrial e gerando trabalho para cerca de um milhão de trabalhadores, aproximadamente 20% da população economicamente ativa do país.
As exportações de produtos têxteis da Síria representam cerca de 2% do comércio global no setor e o tecido representa até 70% das exportações têxteis do país. O governo sírio tem 27 fábricas no setor e o setor privado outras 11 mil fábricas e oficinas.
*Tradução de Mark Ament
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI