Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Aluna do Senai faz guia para ajudar pequenas confecções

 

Fonte : [ GBLjeans ]  

Disponível pela web, o trabalho mostra as etapas que não podem faltar no desenvolvimento de uma coleção, de formação de custo até exemplo de ficha técnica e modelagem de uma calça jeans feminina

Baseada em sua experiência profissional em pequenas e médias confecções de Jaraguá do Sul (SC), uma estudante do Senai da cidade resolveu fazer um guia que sintetizasse os passos essenciais a serem seguidos para a criação de uma coleção, desde sua concepção até a determinação do preço de venda das peças. Com essa intenção, Valdelíria Zimmermann desenvolveu o tema de seu trabalho de conclusão do curso superior em Tecnologia em Produção de Vestuário, que terminou no final do ano passado no Senai. Agora, o material está disponível para download neste endereço: http://migre.me/4cS1b.

No guia, Valdelíria utilizou como exemplos um modelo de calça jeans e uma camiseta. Ela conta que a ideia surgiu da percepção de que muitas vezes essas empresas perdiam em produtividade, com muito desperdício de recursos, por não terem adotado um planejamento adequado da coleção, com o desenvolvimento de um protótipo e o uso de fichas técnicas do começo ao fim da produção, por exemplo. “Não há uma parte mais importante; é um conjunto, pois, uma etapa depende da outra. Por isso, tem que haver muita comunicação”, responde ela quando questionada sobre em qual momento da produção teria encontrado maior debilidade por parte das confecções.

Para o professor Jairo Kienen, orientador de Valdelíria no trabalho, o objetivo foi ajudar confecções de pequeno porte, que muitas vezes investem e - por queimar etapas importantes da produção - não obtêm o retorno esperado. Valdelíria, hoje com 48 anos, havia parado de estudar aos 13. Em 2005, retomou os estudos, concluindo o ensino médio à distância. Como trabalhava há nove anos em confecções, decidiu fazer um curso técnico na área e acabou optando pela modalidade de superior tecnológico, cursado em três anos e meio. Inicialmente, ela havia sido costureira, depois trabalhou como estampadora e aparadeira. Hoje, está em uma confecção de malha, onde é encarregada de produção. Ela acalenta o plano de transformar o trabalho acadêmico em livro, expandindo para 15 modelos os exemplos de desenvolvimento de coleção

Exibições: 178

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Comentário de Luiz Gustavo Moreira em 20 abril 2011 às 10:23
Belo trabalho !!! continue assim
Comentário de Gustavo Pereira dos Santos em 20 abril 2011 às 8:10

Valdelíria,

Colocamos o site www.segredosdamoda.com.br a sua disposição para mostrar o trabalho desenvolvido para o Brasil todo.Visite o site e veja se vale a pena!

Parabéns,

Gustavo.guspersan@hotmail.com

© 2021   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço