Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Senai-SP abre processo seletivo para nove cursos superiores de tecnologia

  As inscrições podem ser feitas via internet ou na Faculdade Senai onde será oferecido o curso pretendido


O Senai-SP está abrindo, de 18 de abril a 20 de maio, inscrições para nove cursos superiores de tecnologia. As inscrições podem ser feitas via internet, no endereço www.sp.senai.br/faculdades, ou na Faculdade Senai onde será oferecido o curso pretendido.

As faculdades que levam o selo da entidade no estado de São Paulo têm por objetivo atender às competências exigidas pelo mercado de trabalho, que cada vez mais valoriza o contato com novas tecnologias.

Os candidatos aprovados podem se beneficiar de um modelo inédito de financiamento estudantil, voltado a alunos com renda familiar per capita de até três salários mínimos. Com o benefício, os estudantes apenas se comprometem, sem a assinatura de nenhum instrumento jurídico, a pagar, após seis meses de formados, o equivalente à mensalidade em vigor.

“Nosso objetivo é criar condições para que os jovens já encaminhados profissionalmente possam subsidiar novas turmas”, explica Paulo Skaf, presidente do Conselho Regional do Senai-SP e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Os estudantes também poderão solicitar bolsas de estudo por índice econômico familiar, monitoria ou iniciação científica, que permitem descontos de até 38% nas mensalidades. Atualmente, a instituição oferece os seguintes cursos:

  • Tecnologia em Produção Gráfica (46 vagas/noturno);
  • Tecnologia em Mecatrônica Industrial (40 vagas/matutino e 40 vagas/noturno);
  • Tecnologia em Processos Ambientais (40 vagas/noturno);
  • Tecnologia em Produção de Vestuário (40 vagas/noturno);
  • Tecnologia em Polímeros (40 vagas/noturno);
  • Tecnologia em Automação Industrial (40 vagas/noturno);
  • Tecnologia em Fabricação Mecânica (40 vagas/noturno em Taubaté; 40 vagas/noturno em São Carlos);
  • Tecnologia em Processos Metalúrgicos (40 vagas/noturno);
  • Tecnologia em Eletrônica Industrial (40 vagas/noturno).

    As unidades estão instaladas nos municípios de Osasco, São Carlos, Taubaté, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo (Mooca, Vila Leopoldina, Bom Retiro e Vila Mariana).

    A oferta dos cursos está diretamente vinculada ao novo perfil das empresas, que adotam cada vez mais estratégias visando à competitividade. O grande diferencial do Senai-SP para se manter sintonizado com essa realidade é a criação de comitês técnicos setoriais, com representantes da indústria, dos sindicatos, dos educadores e dos tecnólogos, para a elaboração do currículo.

    Em busca de novas tecnologias

    Segundo dados do Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea), as empresas que inovam e diferenciam seus produtos são responsáveis por 25,9% do faturamento industrial no Brasil. O mesmo instituto calcula que a reserva de mão de obra no País é de 9,1 milhões de profissionais, justificando a necessidade de capacitação e a aquisição de novas competências para alcançar uma vaga no mercado de trabalho.

    A expansão da oferta de matrículas dos cursos tecnólogos reforça a necessidade de qualificação no país. De 2001 a 2009, o total de vagas oferecidas saltou de 70 mil para 680 mil e, atualmente, representa 11% das matrículas existentes nos cursos de graduação.

    Serviço
    Cursos superiores de tecnologia do Senai-SP
  • Inscrições:
    Período: de 18 de abril a 20 de maio
    Local: na unidade que oferece o curso pretendido ou pela Internet.
    Taxa: R$ 50,00. O pagamento deve ser efetuado na rede bancária.

    A partir de 1/6/11 até 10/6/11, o candidato que completou seu processo de inscrição deve acessar novamente a página eletrônica (www.sp.senai.br/faculdades) e imprimir sua guia de inscrição, que conterá data, horário e o local de realização da prova.

  • Prova
    Data e horário
    : 12 de junho (domingo), das 13h às 18h
    A prova é composta por uma redação e 70 questões de múltipla escolha, em nível de conclusão do ensino médio, das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

  • Resultados
    O gabarito da prova estará disponível no site do Senai-SP (www.sp.senai.br/faculdades) a partir das 14h do dia 13 de junho
    A lista de aprovados será divulgada no dia 6/7/2011, a partir das 9h, nas respectivas unidades e no site da instituição.

  • Matrícula
    Data
    : de 6 a 8 de julho, em primeira chamada; 11 e 12 em segunda chamada, das 9h às 21h, na secretaria da faculdade onde será oferecido o curso.
    Informações para o público:
    (11) 3528-2000 (todo o Estado)
    0800-551000 (exceto Capital) 

Exibições: 119

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço