Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Analistas divergem nas previsões para o preço do petróleo

‘Targets’ dos analistas variam entre 85 e 130 dólares. O consenso aponta para preços de 110 dólares.

Os analistas não se entendem na hora de prever o preço do petróleo para os próximos meses. O barril de ‘brent', que cota actualmente em 115 dólares, tem dado dores de cabeça aos bancos para estimarem o seu preço, devido à elevada volatilidade da cotação. Para o terceiro trimestre, por exemplo, há casas de investimento a prever que o ‘brent' negoceie, em média nos 130 dólares. Por outro lado, outros apontam que a cotação média do barril nesse período se fique pelos 85 dólares. O ‘brent' sobe 21% desde o início do ano.

Os dados constam numa sondagem realizada pelo Reuters junto de 30 analistas. Apesar da disparidade entre os mais optimistas e os mais pessimistas, o inquérito revela que o consenso dos especialistas espera que o ‘brent' tenha uma cotação média de 110 dólares no terceiro trimestre, de 105 dólares nos últimos três meses do ano e de 108 dólares em 2012.

Os especialistas com visões mais cautelosas argumentam que a procura vai descer e que o ‘ouro negro' incorpora prémios de risco elevados no que toca à geopolítica. Já os analistas com as previsões mais elevadas, caso do Goldman Sachs e do Morgan Stanley, por exemplo, acreditam que existirão falhas na oferta e que os países produtores de petróleo têm capacidade limitada para fazer face a eventuais problemas de abastecimento.

O Goldman, que chegou a prever em 2008 que o petróleo atingiria os 200 dólares, tem o ‘target' mais alto. O motivo: "É só uma questão de tempo até os inventários e a capacidade de reserva da OPEP ficarem exaustos, requerendo preços mais altos para refrearem a procura", diz o banco citado pela Reuters. Já o Credit Agricole tem a previsão mais baixa, dizendo que os preços elevados do ‘ouro negro' irão destruir a procura.

Para o crude negociado em Nova Iorque o consenso dos bancos consultados pela Reuters apontam para cotações médias de 101,2 dólares no terceiro trimestre, de 99 dólares no último trimestre e de 102 dólares em 2012.

 

 

FONTE: http://economico.sapo.pt/noticias/analistas-divergem-nas-previsoes-...

Exibições: 67

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço