Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por - Caio Belandi - caio.belandi@folhadirigida.com.br

Crédito: Jade Nunes
O vestibular do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai/Cetiqt) está com as inscrições abertas até 22 de novembro. As vagas são para o primeiro semestre de 2016, nos dois campi da instituição (Riachuelo e Barra). 

O candidato poderá optar por até três dos cursos oferecidos: Design com habilitação em Moda (120), Engenharia de Produção (60), Engenharia Química (60), Engenharia Têxtil (35) e Tecnologia em Produção de Vestuário com ênfase em Gestão da Produção (120). A taxa é de R$50.

Interessados em usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverão enviar por email o boletim com o resultado até o dia 23 de novembro. O resultado processo seletivo para essas vagas será divulgado no dia 25 de novembro.

Organizado pela Fundação BioRio, o vestibular terá prova objetiva no dia 28 de novembro, com questões de Língua Portuguesa e uma Redação. Os candidatos às vagas dos cursos de Design com habilitação em Moda e de Tecnologia em Produção de Vestuário ainda responderão perguntas de Conhecimentos Gerais. Além disso, os concorrentes aos cursos de Engenharia passarão por prova de Matemática.

O gerente de educação do Senai/Cetiqt, Jair Santiago Coelho, falou com a FOLHA DIRIGIDA sobre a instituição. Ele destacou a infraestrutura da faculdade e enfatizou como diferencial a aproximação do Senai/Cetiqt com o mercado de trabalho. “Somos a faculdade da indústria”, afirmou. 

FOLHA DIRIGIDA — Três dos cursos oferecidos pelo Senai/Cetiqt estão ligados à área têxtil: Design com Ênfase em Moda, Engenharia Têxtil e Tecnologia de Produção em Vestuário. Quais os atrativos desse segmento? São boas as oportunidades nessa área?
Jair Santiago Coelho —
 Um dos grandes atrativos é a nossa sintonia com o mercado, graças à marca Senai, que nos aproxima das indústrias. Somos a faculdade da indústria. Essa sintonia faz com que o programa do curso esteja sempre atualizado, em compasso com a demanda das empresas. Somos avaliados pelo MEC com excelência, tanto na parte de infraestrutura, quanto no programa didático em si, por conta do nosso corpo docente. Nessa área, o Senai/Cetiqt é reconhecido internacionalmente e abre um campo muito extenso para quem participa do curso. No mercado de Design, o leque é bem amplo, o que faz o curso atrair muitos jovens.

A crise econômica atinge vários setores do país. Como está o cenário na área têxtil? Tende haver um crescimento nos próximos anos?
Em termos de mão de obra intensiva, o ramo de confecção está entre os três maiores do país. O segmento têxtil tem um fôlego grande. Mesmo com a oscilação pelas questões econômicas, como a importação, o setor é muito atrativo.

Como o Senai/Cetiqt procede em termos de articulação com o mercado de trabalho? Há convênios com programas de estágios ou feiras de oportunidades?

Anualmente, realizamos a Feira de Talentos. O objetivo é aproximar ainda mais os estudantes da instituição com as indústrias. Esse ano, mais de 900 vagas foram oferecidas nesse evento, tanto para estágio quanto para trabalho efetivo. Os representantes das empresas vêm na feira para realizar palestras, onde explicam as atividades e as tecnologias utilizadas. Com isso, o aluno tem o contato direto com mercado de trabalho, além de ter oportunidade de iniciar a carreira profissional desde já. Temos também parcerias internacionais, para intercâmbio. Nosso objetivo é capacitar e qualificar os estudantes de acordo com o mercado de trabalho. E devido a essa aproximação do Senai com as indústrias, muitas delas vêm diretamente na instituição para fazer os processos seletivos.

Em relação à infraestrutura, como é o espaço da biblioteca? 

O acervo é formado por 18.348 títulos com total de 35.681 exemplares, atendendo à todas as exigências do MEC quanto ao acervo mínimo de volumes e livros na biblioteca, tanto na unidade do Riachuelo quanto na Barra da Tijuca. E graças aos contatos que temos, muitas publicações internacionais são exclusivas do Cetiqt. Por isso, muitos pesquisadores utilizam nossas bibliotecas para consulta. A parte física ocupa o segundo andar de um dos prédios. Ela é toda atualizada e concentra revistas e artigos científicos para consulta. Temos ainda uma biblioteca em parceria com a Editora Pearson, que é base da biblioteca virtual. O aluno pode consultar a qualquer momento, em qualquer lugar, pelo login. Ainda há um grande repositório de material da indústria têxtil e de confecção. É uma teciteca composta por, aproximadamente, 3.000 amostras de tecidos e cerca de 200 books de tecidos.

E quanto a formação do corpo docente e colaboradores do Senai/Cetiqt? Como a instituição qualifica seus quadros?
O Senai/Cetiqt tem programas que visam qualificar o quadro de colaboradores, onde cada setor pode apontar, a partir da própria experiência, o que precisa melhorar em termos de capacitação. A instituição incentiva e patrocina cursos de formação, de qualificação. Separamos uma verba significativa do orçamento anual para esse tipo de qualificação profissional, para que os colaboradores possam estudar e expandir seus conhecimentos, tanto nacional, quanto internacionalmente. É uma política de desenvolvimento pessoal que faz do Senai/Cetiqt um referencial no mercado.

A instituição oferece bolsas de estudos? Como os jovens podem fazer para concorrer?
Nossa política de bolsas contempla parentes de colaboradores, alunos transferidos, estudantes que fizeram o Enem, trabalhadores da indústria ou do Sistema S. São várias possibilidades para usufruir das bolsas, com descontos que variam de 20% a 100%.

Na visão do senhor, qual a importância do diploma de nível superior para ampliar as chances de ingressar ou mesmo se manter no mercado de trabalho?
A crise em alguns setores muitas vezes vira um obstáculo. Mas em outros, pode ser uma oportunidade. A formação profissional é um diferencial. Apesar da taxa de desemprego crescente, há vagas para pessoas bem qualificadas. Essas vagas estão até sobrando! Uma instituição como o Senai/Cetiqt, alinhada com o mercado de trabalho, pode abrir oportunidades. Um certificado ou um diploma do Senai tem uma importância muito grande para as indústrias e é um diferencial na disputa por vagas.

O que o senhor considera fundamental para um jovem levar em conta, no momento de escolher a carreira que vai seguir?
No momento do vestibular, é normal ter dúvidas. Hoje em dia é pior ainda, já que as possibilidades são muitas. Mas a informação é o fator fundamental, diferenciador. Até para decidir a sua vocação, o jovem também depende das informações que ele tem sobre a carreira. Para isso, pode pesquisar na internet, conversar com profissionais, observar o mercado de trabalho. E na minha opinião, precisamos desenvolver a leitura de estatísticas, que fornece muita informação indispensável para essa decisão. Escolher bem a instituição também é importante. Saber a infraestrutura, a reputação, o quadro docente das faculdades pode ser fator primordial para escolha. O Senai/Cetiqt tem uma iniciativa que ajuda nesse momento. Visitamos as escolas e trazemos os alunos para conhecer a instituição, para saber mais dos cursos, das profissões. Isso ajuda a antecipar a informação para o estudante.

Muitos especialistas defendem que um curso de educação superior não pode ficar somente preso ao conteúdo. Ou seja, a formação precisa englobar aspectos como liderança, trabalho em grupo, pró-atividade, entre outros. Qual a importância dessas habilidades socioemocionais para quem quer ter sucesso no mercado de trabalho?
O Senai/Cetiqt tem como metodologia formar alunos que dominem o conhecimento específico, mas que também desenvolvam as demais habilidades que o mercado requer. Não vamos formar um engenheiro químico que só sabe Química, por exemplo. Buscamos formar profissionais que saibam se relacionar, se informar, liderar e inovar. É uma qualificação para qualquer mercado, em qualquer lugar do mundo. Isso tudo aliado com as indústrias, que opinam nos nossos programas de estudo. Aqui, os professores são educadores, que precisam passar conhecimentos de outras áreas, para agregar ao conhecimento específico. Nossa metodologia é desenvolver competências e habilidades que vão muito além do domínio do conhecimento da profissão. Isso aumenta as chances de sucesso no mercado para um profissional formado no Senai/Cetiqt.

Qual o grande diferencial do Senai/Cetiqt tanto para a formação educacional quanto para o mercado de trabalho?
Somos uma faculdade, mas com programas de diversos níveis de ensino. Desde o curso técnico de qualificação até a especialização na pós-graduação. E temos o objetivo de chegar ao doutorado e mestrado. Outro grande diferencial é o contato direto com as indústrias, tanto nacionais quanto internacionais. O mercado reconhece as nossas competências. Por conta disso, estamos sempre nos atualizando. Os investimentos aqui não param. Contamos com aporte financeiro tanto para o desenvolvimento pessoal, quanto para o tecnológico. Hoje, no Brasil e principalmente no Rio de Janeiro, o Senai/Cetiqt conta com uma infraestrutura e um corpo docente que nenhuma outra possui. E os resultados nas avaliações do MEC falam por si só. Temos excelência em todos os cursos e nota máxima em infraestrutura. E em simultâneo a isso, o Senai oferece consultoria às indústrias, por conta de seu corpo docente e técnico.

Exibições: 224

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço