Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Australianos criam roupas de neoprene camufladas anti tubarão

Boa notícia para os surfistas: por conta da grande incidência de ataques de tubarão na Australia, a fundação SAMS (Shark Attack Mitigation Systems) em colaboração ao Instituto dos Oceanos na University of Western, criaram roupas de neoprene e acessórios com design anti tubarão. A coleção é formada por dois wetsuits e também na forma de adesivos para pranchas, kaiaques entre outros. O objetivo do novo design é deixar o surfista invisível de duas formas: com o “Ellude”, que consegue um efeito de camuflagem para os surfistas dentro d´água, e o “Diverter”, que simula sinais das raias brancas e azuis, repelindo os tubarões.

Vai encarar?

Australianos criam roupas de neoprene camufladas anti tubarão stylo urbano-1

Como funciona

A equipe do Instituto dos Oceanos da Universidade da Austrália, liderada pelos professores Shaun Collin e Nathan Hart, vem estudando a visão dos tubarões ao longo dos anos e são considerados as maiores autoridades na área. Uma das séries de descobertas científicas significativas que realizaram diz respeito aos sistemas sensoriais dos tubarões, incluindo o fato de que eles enxergam em preto e branco.

Embora tubarões usem mais de um sentido para localizar suas presas, sabe-se que a visão é fundamental na fase final de um ataque. Ao interromper a percepção visual de um tubarão, um ataque mortal pode ser evitado por completo ou pelo menos adiado para dar tempo da pessoa em perigo reconhecer a ameaça e nadar para longe como se não houvesse amanhã.

Os modelos

O “Ellude”, para surfistas e banhistas, é listrado em preto e branco, criando um efeito de dimensões diferentes para os olhos do tubarão. Segundo os desenvolvedores, isso diferencia o usuário de qualquer presa e faz o tubarão acreditar que ele não é um alimento adequado.

Australianos criam roupas de neoprene camufladas anti tubarão stylo urbano-2Australianos criam roupas de neoprene camufladas anti tubarão stylo urbano-3
O “Diverter”, para mergulhadores, é baseado no padrão de arraias brancas e azuis, e roupa funciona como uma “capa da invisibilidade”. Os padrões da estampam confundem a visão dos tubarões, pois reduz o contraste com a água, e faz com que os nadadores passem despercebidos.

Australianos criam roupas de neoprene camufladas anti tubarão stylo urbano-4Australianos criam roupas de neoprene camufladas anti tubarão stylo urbano-5

Incrível como a tecnologia dos tecidos inteligentes unida ao design e a pesquisa científica, resultam em criações importantes, que podem salvar a vida de muitas pessoas. Confira no vídeo a experiência feita com tubarões e os depoimentos dos cientistas.

Libriano curioso e inquieto que queria ser arquiteto mas se formou em artes plásticas e se tornou decorador, mas finalmente acabou mesmo se apaixonando pela moda.

Exibições: 123

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço