Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasil comprará US$ 21 mi em produtos têxteis da Bolívia | Da EFE | G1 GLOBO

La Paz, 4 jun (EFE).- Os Governos de Brasil e Bolívia assinaram um acordo que permitirá a venda de produtos têxteis bolivianos ao mercado brasileiro por um valor de US$ 21 milhões durante um ano.

O Ministério de Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural da Bolívia explicou em comunicado que o acordo é resultado de uma negociação entre os dois países que culminou com a assinatura de um novo protocolo para um convênio comercial já existente.

As normas brasileiras exigem que todo produto têxtil que entre no mercado nacional seja confeccionado com materiais fabricados no país exportador.

A dificuldade atual dos exportadores bolivianos para levar seus produtos ao mercado brasileiro é que utilizam materiais que, em sua maioria, são da Ásia.

O Ministério boliviano disse que através do convênio será aplicada uma flexibilização das normas de origem exigidas pelo Brasil para a venda de produtos têxteis durante um ano.

Os mercados de Brasil, Venezuela e Argentina são as opções do Governo boliviano perante a suspensão das preferências tarifárias com os Estados Unidos.

No entanto, as organizações empresariais bolivianas denunciaram várias vezes que esses países sul-americanos põem barreiras a suas vendas, apesar de esperarem que no caso do Brasil as dificuldades sejam solucionadas com o novo convênio. EFE

Exibições: 72

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Textile Industry em 8 junho 2009 às 14:27
Alberto,
Depois de termos incluido a China como economia de mercado, por conta e risco próprio, isto aí agora que você vislumbra, seria o fim da picada.
Comentário de Alberto de Medeiros Júnior em 7 junho 2009 às 21:59
Parece que a Bolívia tem grande produção de têxteis na região "andina" de Xangai a apenas 30000 km de La Paz :-)

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço