Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Centro Tecnológico do Vestuário forma 1ª turma de curso

Fonte: |msnoticias.com.br|

O CTV (Centro Tecnológico do Vestuário), localizado na Escola do Senai de Campo Grande, formou, na sexta-feira passada (17/07), a primeira turma do curso de gestão de processo produtivo teve a participação de 50 encarregados de produção de várias empresas filiadas ao Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul).

Para a diretora do Sindicato, empresária Juliana Aparecida Fleury Aranda, o treinamento superou as expectativas, já que teve boa participação das indústrias locais. “Estamos com trabalhadores de várias empresas, que com certeza vão aplicar o conhecimento adquirido aqui no dia-a-dia da indústria, melhorando ainda mais o trabalho”, avaliou.

Essa também é a opinião da coordenadora do CTV, Rita de Cássia Galvan, que destacou a importância do aperfeiçoamento dos trabalhadores para maior competitividade da indústria de confecção. “Esse tipo de trabalho qualifica o funcionário e melhora a qualidade do produto. Nós temos ainda inúmeros projetos, sempre com esse objetivo, porque o que o Senai quer é o crescimento da indústria”, disse.

O consultor Renato Antônio Pitz, responsável pelo curso, destacou a participação e envolvimento dos alunos. “Não houve desistência. Todos concluíram o curso, o que demonstra o ótimo envolvimento de todos com as empresas em que trabalham. Foi uma turma muito interessada”, declarou.

Para Sandra Margarete dos Santos, que atua no setor administrativo da Sun Fish de do setor na Capital, o treinamento vai auxiliar e muito no meu dia-a-dia no trabalho. “Eu trabalho há um ano na empresa e não entendia nada do processo de produção. Confesso que, às vezes, isso dificultava alguns processos no meu setor. Agora tudo ficou mais claro”, lembrou.

Já a colega Maria das Dores da Costa, 52 anos, que está há 12 anos na empresa e atua como encarregada de produção, disse que já fez o curso no ano passado e ficou feliz em retornar. “É sempre bom porque nos mantemos atualizadas”, afirmou.

O encarregado de produção da IMB Têxtil, César da Silva, acredita que o conhecimento adquirido durante o curso vai auxiliá-lo na parte de programação. “Com certeza a programação de métodos de produção vai ficar bem mais fácil agora, pois vou conseguir agilizar e organizar melhor o trabalho”, avaliou, ressaltando que esse mês também irá fazer outros cursos em São Paulo.

Curso técnico

O Sindivest/MS e o Senai também oferecem em Campo Grande e Três Lagoas o curso de técnico do vestuário voltado para a produção industrial. O curso vai capacitar profissionais para atuar na criação e desenvolvimento de coleções, preparação de modelagem, corte e união das partes componentes das roupas, programação, execução da produção, controle de qualidade e processo de industrialização.

Ao todo são 70 vagas - 35 para Campo Grande e 35 para Três Lagoas – e os interessados têm até o dia 31 de julho para fazer as inscrições nas agências dos Correios ou até o dia 5 de agosto para se inscrever pelo site da Fiems (www.fiems.org.br) ao custo de R$ 20,00.

O processo seletivo será realizado no dia 16 de agosto, a partir das 8h30, nas unidades do Senai em Campo Grande e Três Lagoas, sendo que a lista de aprovados será afixadas nos murais das duas unidades operacionais e divulgada na Internet no dia 18 de agosto com a matricula programada para os dias 2, 3 e 4 de setembro no caso dos candidatos aprovados em primeira chamada e nos dias 8, 9, 10 e 11 de setembro para os aprovados em segunda chamada.

Com início no dia 14 de setembro, o curso terá 18 meses de duração e carga horária de 1.370 horas - 380 horas para modelista e desenhista de vestuário, 760 horas para costureiro industrial e 1.140 horas para gestor de processos de vestuário. Segundo a empresária Juliana Aranda, um dos gargalos da indústria do vestuário em Mato Grosso do Sul é a falta de mão-de-obra qualificada. “Com essa iniciativa do Sindivest/MS e Senai, estamos dando o primeiro passo para resolver esse problema. Ao oferecer cursos técnicos no setor, o Estado se tornará ainda mais atrativo para novos empreendimentos”, declarou.

Exibições: 35

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço