Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|administradores.com.br|

Muita gente ainda não se acostumou a ter chefes homossexuais ou mulheres no comando de equipes.

Estava no meio de um almoço quando recebi o telefonema de um aconselhado das clínicas de preparação para a vida. Em prantos, ele me disse "estar desolado por ter sido humilhado por seu chefe. Coisa que jamais tinha acontecido na mesma proporção". Consegui um horário na minha agenda para atendê-lo e eis que me deparo com uma questão inusitada. Ele me falou que seu chefe é homossexual e naquele dia estava com problemas em casa. "Fui perguntar algo rotineiro e como o peguei num dia em que ele tava atacado, levei um baile".


Seu relato, aliás, não para por aí. Acabou me confessando que seus dias têm sido um tormento por ter dificuldade em adivinhar o humor do chefe e se sentir sempre refém do seu estado de espírito, que oscila de forma imprevisível. "Tenho receio de falar qualquer coisa", confessou-me. Situações como a dele começam a ser mais comuns no mundo corporativo do que imaginamos. Só que poucos, muito poucos, comentam.


Até bem pouco tempo atrás, estávamos acostumados apenas ao poder masculino. Diante da evolução do mercado - com a revolução do sexo feminino levando as mulheres a ocupar postos de liderança e as empresas se preocupando com a diversidade -, o cenário tem mudado radicalmente (e para melhor!). O grande problema é que muita gente ainda não se acostumou a ter mulheres ou homossexuais comandando equipes.


Tanto que meu assessorado continua achando estranho lidar com as diferenças de humor do seu chefe e outros executivos que conheço não se conformam por serem liderados por mulheres. Claro que os estilos são diferentes, mas há aspectos positivos e negativos na forma como exercem o poder, da mesma forma que os homens. Lembro bem de colegas que não suportavam o jeito agressivo de alguns chefes do sexo masculino e a falta de habilidade no trato com os subordinados.


Talvez, o ponto chave seja romper com as barreiras culturais que herdamos. Historicamente, fomos acostumados a ver o homem fora de casa, buscando o sustento de casa - e, naturalmente, o poder tinha que estar em suas mãos. Os tempos mudaram, mas muito marmanjo não aceita ser comandado por mulher alguma. É como você ouvir nos corredores das empresas frases como "Tudo deu errado. Só podia ser mulher" ou "Mulher não entende disso, não sei por que deixaram o comando dessa área com ela" e por aí vai....


Uma matéria da revista Você S/A deste mês, que fala sobre possíveis impactos genéticos nas escolhas profissionais de homens e mulheres, retrata bem a questão. A autora do polêmico livro O Paradoxo Sexual, Susan Pinker, faz o seguinte alerta: "A empresa que não entender as diferenças de raciocínio entre os sexos corre o risco de perder executivas talentosas". Acredito que o recado também vale para as pessoas.


A diversidade nos ensina que é importante ter pessoas com perfis e habilidades diferentes, que se completam. Será que as pessoas já se acostumaram ao estilo de gestão masculino que não enxerga mais o lado negativo? Se por um lado as mulheres tentam ser duras, evitando que transborde toda a sensibilidade que lhes é peculiar, por outro elas possuem características fundamentais como flexibilidade, jogo de cintura e capacidade multidisciplinar para tocar várias coisas ao mesmo tempo.


No caso dos homossexuais não será puro preconceito? Todos nós temos dias que não estamos bem e cada um tem uma forma diferente de reagir às emoções ou reversos da vida e isto parece não ter nada a ver com a opção sexual. A lição que fica é a seguinte: precisamos aprender a lidar com a diversidade de conhecimento, de ideias, de liderança, de comportamento. Os tempos são outros.

Exibições: 89

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Sueli Corrêa Reis em 19 abril 2010 às 13:42
Adorei a matéria...
Também quero dar os parabéns ao Luiz Bento Bereira pelo comentário que fez, e concordo com cada palavra.
Grande abraço
Comentário de Edgard Martins Gonçalves em 16 abril 2010 às 12:37
Vejo nesta matéria duas questões distintas: uma é o relacionamento entre chefias e subordinados e a outra é a questão da diversidade de um modo geral. Com relação a primeira, se somos pessoas educadas e concientes de nosso papel na esfera profisional da sociedade, certamente teremos um convívio saudável com base nestes princípios. Com relação ao segundo, um posicionamento diante da "diversidade" e creio que aqui o autor da matéria inclui a opção sexual, dependerá muito dos padrões e princípios que pautamos nossa vida. Lidar com a diversidasde sempre será necessário cada vez mais, mas temos que cuidar para que padrões e princípios fundamentais para a sociedade não venham a ser ignorados em defesa de tendências de uma sociedade cada vez mais liberal e diversificada. Em fim, os tempos são outros, sim, mas o Criador de todas as coisas é o mesmo e os Seus propósitos para nós são claros e bons.
Comentário de Indústria Mecânica Del Rio em 16 abril 2010 às 10:11
ótima matéria!

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço