Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Cientistas criam T-shirt à prova de balas

Fonte:|usefashion.com|

Tecido resistente e rígido permanece leve

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, com colaboração de cientistas da China e da Suíça, descobriram uma maneira de aumentar a resistência de uma T-shirt comum, de forma que ela possa ser usada como uma espécie de armadura. Combinando carbono, o algodão da camiseta e boro, obtiveram uma peça reforçada com carboneto de boro, o mesmo material usado em tanques de guerra.

Para chegar ao resultado final, os cientistas cortaram T-shirts brancas em tiras finas e as mergulharam na solução química. Depois de retiradas, foram aquecidas em um forno. O calor transforma as fibras de algodão em fibras de carbono que reagem.

O resultado é um tecido leve, mas resistente, rígido e flexível o suficiente para que possa ser dobrado, garantem os estudiosos. Essa flexibilidade é um avanço em relação aos coletes à prova de balas, que utilizam tecnologia semelhante.

Além de ser uma boa alternativa para policiais, esse tipo de tecido também tem a vantagem de poder bloquear quase todos os raios ultravioleta.

Foto: Reprodução




Juliana Wecki
juliana.wecki@usefashion.com

Exibições: 69

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço