Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

São Paulo - Embora a crise na zona do euro e nos Estados Unidos ainda não tenha alcançado um desfecho, o foco de atenção do mundo começa a se voltar para a Ásia. Ontem, o Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou do risco de uma bolha imobiliária na China se o governo não incentivar as instituições financeiras a oferecerem mais opções de poupança às pessoas físicas. Outro alerta veio do economista-chefe para a Ásia do HSBC, Frederic Neumann. Ele afirmou, em Tóquio, que o sentimento dos investidores em relação à China se deteriorou rapidamente.

Ao mesmo tempo o FMI afirmou que o Japão deve fazer mais para convencer os investidores de que tem um plano para pôr em ordem sua situação fiscal.

Essas notícias, principalmente as que acendem um sinal amarelo sobre o futuro da economia chinesa, derrubaram as Bolsas de Valores europeias e preocuparam o mercado brasileiro, que está fortemente ligado à economia da China, maior parceiro comercial do Brasil.

E dificuldades no mercado chinês podem atingir duplamente o Brasil: como importador e como grande exportador para escoar mais excedentes no mercado brasileiro, prejudicando mais as médias e pequenas indústrias.

Para tentar se defender de danos e prejuízos que alega sofrer em decorrência da agressividade das empresas chinesas, um grupo de empresários brasileiros criou a Comissão de Defesa da Indústria Brasileira (CDIB) para denunciar práticas ilegais, como o dumping, e exigir medidas do governo federal.

Segundo Roberto Barth, proprietário da Supergauss (fabricante de ímãs de ferrite) e coordenador da CDIB, depois que o Brasil começou a adotar ações antidumping os exportadores chineses vêm buscando outros caminhos ilegais para manter suas vendas no mercado internacional, não somente no brasileiro.

Dentre as alternativas, diz Barth, estão: falsa declaração de origem, triangulação de mercadorias, subfaturamento e elisão - quando os produtos chegam ao Brasil praticamente acabados, mas para fugir da tarifa antidumping entram no País como partes e componentes, passando aqui apenas pela última fase de montagem.

 

Fonte:|http://www.dci.com.br/China-chama--atencao-do-mercado-global--39464...

Exibições: 121

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço