Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Como a comunicação pode te ajudar a crescer em um emprego

IEL abre novas vagas para mentorias de Comunicação e Liderança. As habilidades comportamentais promovem equilíbrio e melhora o desempenho das atividades.

Como a comunicação pode te ajudar a crescer em um emprego

Aprendemos a falar quando crianças, mas ao longo da vida percebemos que é importante saber unir as palavras e formar frases objetivas para que compreendam a mensagem que queremos passar. No ambiente corporativo, a comunicação promove equilíbrio, facilita a criação de times e melhora o desempenho das atividades.

Atento a necessidade de capacitação dessas habilidades comportamentais (soft skills), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) criou duas mentorias que abordam Comunicação e Liderança, por meio do programa Inova Talentos.

A engenheira metalurgista, Mirele Horsth, participou da primeira turma e percebeu resultados rápidos. “Ao longo do processo não vemos as mudanças de uma forma tão nítida, por isso a mentora nos mostrou vídeos que fizemos antes e depois no final. Nem eu e nem outras pessoas diriam que sou a mesma nos dois materiais”, conta a bolsista do programa, que incentiva projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) por todo país.

Ela atua no time de desenvolvimento de produtos da ArcelorMittal Vega, em São Francisco do Sul (SC), e é responsável por avaliar a qualidade superficial dos produtos e identificar oportunidades de melhoria envolvendo diversas áreas da empresa, ou como ela exemplificou “a Sherlock Holmes da qualidade”.

“Aprendi a me colocar nas minhas apresentações, sair do padrão que sempre utilizamos e meus colegas elogiaram” - Mirele Horsth, em pé ao lado da tela.
“Aprendi a me colocar nas minhas apresentações, sair do padrão que sempre utilizamos e meus colegas elogiaram” - Mirele Horsth, em pé ao lado da tela.

Inclusive, Mirele conta que essa técnica de conexão entre temas técnicos e amenidades foi um dos aprendizados da Mentoria de Comunicação do IEL. Antes, a engenheira achava que o ideal era seguir os padrões e pensava que esses exemplos iam fazer com que as apresentações ficassem informais.

“Me explicaram como fazer essas citações sem afetar o conteúdo que eu, de fato, tenho que apresentar. Com isso, a parte técnica continua sendo passada, mas hoje todos entendem. Tanto meus colegas de equipe, quanto pessoas de fora”, destaca Mirele, que também começou a ousar nas apresentações e foi elogiada. “Aprendi a me colocar nas minhas apresentações, sair do padrão que sempre utilizamos e meus colegas elogiaram”, completa.

Para o futuro, a engenheira que está concluindo o doutorado em engenharias de materiais, pretende continuar estudando para desenvolver a forma de comunicar mais assertivas.


“Partimos do princípio de que a comunicação está em todos os momentos da nossa vida e, assim como nos processos de uma empresa, a gente sempre tem o que melhorar. Essa troca de mensagens pode definir o sucesso ou fracasso em muitas situações da vida”, reflete a especialista.


Qual o diferencial das mentorias do IEL e por que aderir?

Diferente de um curso ou treinamento, a mentoria é uma técnica de desenvolvimento profissional personalizada. O mentor costuma ser um guia para questões específicas do mentorado, auxiliando na resolução de problemas e incentivando a busca por novos aprendizados.

Segundo um estudo conduzido por Wharton, uma das principais escolas de negócio dos EUA, funcionários mentorados foram promovidos cinco vezes mais e mentores seis vezes mais se comparados a funcionários não mentorados. Isso acontece porque mentoria impacta positivamente na autoconfiança, no autoconhecimento e na capacidade de aprender a partir da experiência e lições do mentor ou mentora.

A especialista em comunicação e mentora dos bolsistas do Inova, Paula Vieira Lauria, conta que a mentoria de comunicação do IEL foi construída pensando nos desafios reais que as pessoas enfrentam no ambiente corporativo.

“Todos os exemplos utilizados e técnicas ensinadas foram pensados com base na dinâmica do ambiente profissional. Ao longo das conversas, eles ganham confiança e caminham para o reconhecimento profissional que tanto desejam", detalha a especialista.

O serviço está disponível para bolsistas, tutores e gestores que participam do Inova Talentos. Para saber mais, as empresas devem entrar em contato com o IEL por meio do e-mail: inovatalentos@ielcni.com.br.

Por: Giovanna Chmurzynski

Fotos: arquivo pessoal
Da Agência de Notícias da Indústria

https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/educacao/como-a-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 39

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço