Marca líder do ranking Global 500, da Brand Finance, Apple também se destaca pela comunicação publicitária de seus produtos.
Depois de ter perdido o lugar de marca mais valiosa do mundo para a Amazon em 2023, Apple voltou ao topo da lista do ranking Global 500 da Brand Finance.
Apresentado no mês de janeiro durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, o relatório apontou que o valor da marca da Apple cresceu 74%, indo de US$ 219 bilhões para US$ 516,6 bilhões.
Reconhecida globalmente pelo design de seus produtos, a big tech também valoriza o investimento em comunicação, ainda que não esteja entre os 25 anunciantes que mais investem em publicidade globalmente.
Segundo o World’s Largest Advertisers de 2023, publicado pelo Ad Age, a marca figura no 72º lugar da lista das empresas que mais investem em anúncios no mundo — posição que está muito distante da Amazon, quarta marca mais valiosa e a que mais investe em publicidade.
Mesmo assim, a criatividade da Apple é reconhecida por festivais como o Cannes Lions há anos. Algumas das campanhas mais celebradas da companhia são criadas in-house, enquanto outras são feitas por agências como a TBWA\Media Arts Lab.
O relacionamento da Apple com a rede TBWA é antigo: é da Chiat\Day (a agência foi adquirida pela rede TBWA em 1995) um dos comerciais mais icônicos da marca — e da publicidade: “1984” tem direção de Ridley Scott e foi criado por Lee Clow para divulgar o Macintosh no intervalo do S....
Do comercial de 1983 que fazia menção à obra mais famosa de George Orwell para o século 21, muita coisa mudou na Apple — internamente, em seu portfólio de produtos e, claro, no tom de sua comunicação, que hoje transita por universos variados de formatos e linguagens.
Na edição de 2023, a empresa conquistou 2 Grand Prix: um em Film com “R.I.P. Leon”, parte da campanha “Relax, it’s iPhone”, criada pela TBWA\Mal; e outro em Entertainment Lions for Music com “The Greatest”, filme criado in-house pela equipe da empresa em Cupertino, na Califórnia.
Em 30 segundos, “R.I.P. Leon” conta, sem diálogos falados (apenas as mensagens trocadas pelo iPhone) uma história bem-humorada sobre a morte de Leon, um lagarto.
Já “The Greatest” fala sobre os recursos de acessibilidade dos produtos da Apple. Dirigido por Kim Gehring, da produtora Somesuch, o filme também conquistou o Emmy Awards na categoria Outstanding Co...
Em tom mais emocional e com duração mais longa, a big tech contou uma história de Natal embalada por Isn’t It a Pity, de George Harrison. Com direção de Lucia Aniello, da TBWA\Media Arts Lab e stop-motion ....
Também criado pela TBWA\Media Arts Lab, “Welcome Home” tem direção de Spike Jonze e é estrelado pela cantora FKA Twigs. O comercial promoveu o lançamento do HomePod.
Por fim, o mais novo filme do case “Relax, it’s iPhone”, segue a mesma linha bem-humorada dos anteriores. Desta vez, um pai preocupado com a filha que acaba de aprender a dirigir, se vê aliviado quando vê – por meio do check-in automático do iPhone – que ela chegou sã e salva.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI