Uma verba anual para educação pode ser requisitada para custear cursos relacionados ao trabalho ou à função e realizar atividades como fotografia, culinária e outras que são consideradas de incentivo à inovação.
Os funcionários são avaliados pelos resultados que trazem à companhia e não pela jornada que cumprem, o que permite ter horários flexíveis. Podem receber assistência jurídica, financeira e psicológica confidencial se sentirem necessidade. Comitês de funcionários discutem questões relacionadas à diversidade e promoção de igualdade, como o “afrogooglers” e o “gayglers”.
Conheça algumas dessas empresas:
A empresa oferece um cupom de 500 dólares (bolsa-viagem) a cada trimestre para viagem pessoal, com objetivo de incentivar o funcionário a se conectar com outras regiões de atuação do site, que possibilita a comunicação entre turistas do mundo inteiro e donos de imóveis. Por mês, os funcionários têm quatro horas de tempo remunerado para se dedicar a projetos voluntários. Durante uma semana por ano, a chamada semana do bem, funcionários e anfitriões ligados ao site podem se unir para realizar trabalhos voluntários nas comunidades em que vivem.
Fabricante de compressores para refrigeração, a Embraco mantém um berçário dentro da fábrica de SC há 25 anos. O programa gestação segura acompanha a funcionária desde o início da gravidez, com cursos e orientações, até o retorno ao trabalho. Em 1975, a Embraco criou a Associação Desportiva Embraco, em Joinville, onde está o maior número de funcionários, para incentivar a prática de esportes e oferecer local para lazer com restaurantes, quadras de futebol, vôlei, tênis de campo, basquete e pista de atletismo, além de academia, ginásio e quadras cobertas.
A empresa oferece subsídios de 50% a 75% para cursos de idiomas e em programa de imersão com aulas de carga horária intensiva, em instituições dentro ou fora do país no período de férias do interessado. No programa conte comigo, a empresa dá apoio e orientação para problemas de ordem pessoal, jurídica, financeira ou social, inclusive para casos de dependência química. O benefício é gratuito e confidencial. Funcionários a partir de 53 anos de idade e 10 de empresa podem participar de programa preparação para a aposentadoria.
A empresa americana de software dá uma semana remunerada aos funcionários para se dedicarem a trabalhos voluntários. No total, eles já doaram 1,3 milhão de horas de voluntariado em causas que apoiam. A Salesforce adota políticas de diversidade de orientação sexual, inclusão e igualdade de gêneros. Ao analisar a remuneração de funcionários ao redor do mundo e descobrir disparidades, informa ter equalizado os salários de homens e mulheres, com gasto adicional de 3 milhões de dólares a mais por ano.
Funcionários com problemas pessoais, profissionais, familiares, jurídicos (de questões de imigração à defesa do consumidor) e financeiros têm assistência gratuita e confidencial em um programa da empresa. Na educação, há auxílio financeiro para determinadas despesas. O reembolso é efetuado mensalmente, com limite de R$ 416 ou 50% da mensalidade (o que for de menor valor). A empresa promove valores de diversidade e assistência médica é estendida a parceiros do mesmo sexo.
O expediente às sextas-feiras se encerra às 12h no escritório de Santo Amaro e às 15h, na fábrica de Jaguariúna (SP), prolongando o descanso semanal na “short friday”. Para isso, os funcionários fazem compensações de segunda a quinta-feira. A prática adotada aqui já foi copiada em outras empresas da América Latina. No prédio de Santo Amaro, há uma sala de descompressão, equipada com videogame, televisão e snacks, academia com espaço exclusivo para aulas de ginástica, sala de musculação com equipamentos e professores em período integral. Há ainda sessões de quick massage e uma academia que pode ser usada sem custo com espaço de musculação, aula de ginástica, pilates e treinamento com orientação de profissionais.
Desde a gestação, as mães contam com apoio nutricional e um programa criado para prepará-las para a maternidade. Após o nascimento, os pais recebem a visita de uma enfermeira para acompanhar os primeiros cuidados. Após a licença-maternidade de seis meses e paternidade de 20 dias, eles têm direito a creche (ou auxílio-creche), auxílio-babá (para crianças de até dois anos), apoio para a nutrição especial dos filhos, auxílio educação infantil, ajuda para compra de material escolar, acompanhamento para filhos especiais e sala especial para amamentação.
As mães têm licença maternidade estendida (seis meses), prática de homeoffice e horário flexível, além de lanches diários e gratuitos específicos para as gestantes, de acordo com suas necessidades nutricionais. Recebem ainda cupom “bolsa maternal”, para compra de produtos na loja interna, estacionamento preferencial, auxílio creche e curso para gestantes. Pais têm 15 dias de licença paternidade (a lei prevê 5 dias). Após o nascimento ou adoção de uma criança de até três anos, a empresa também concede aos pais os mesmos benefícios como cupom bolsa maternal e auxílio-creche.
Uma academia na sede administrativa do grupo em São Paulo oferece aulas que vão de spinning a crossfit, além de espaço para musculação e outros. Quem não trabalha no local ganha o “Gympass”, com direito a uso em academias em todo o país. A semana de trabalho é mais curta com “short friday”, adotada durante o ano todo para o pessoal do setor administrativo. Também podem trabalhar de forma remota, de casa, uma vez por semana.
A licença para pais é estendida, de 20 dias (pela lei, são cinco), e deve ser retirada logo após o nascimento da criança. Para as mães, são seis meses. No afastamento por doença, há complemento salarial integral nos primeiros 12 meses. A empresa adota práticas de inclusão LGBT no local de trabalho, como benefícios iguais para parceiros do mesmo sexo (seguros saúde, odontológico, vida a licença por luto, internamento) e profissionais afrodescendentes.
A educação é um dos principais focos no desenvolvimento dos funcionários da SAS, que recebem subsídios para todo tipo de curso. Incentivos também são concedidos para quem tem filhos no ensino fundamental e médio. O aluno ganha um valor fixo, varia dependendo da série em que está, para ajudar na compra do que deseja – brinquedo, videogame, bicicleta. A empresa tem serviços de assistência para a maternidade, o “Mamy Care” incluindo o período de gestação até pós-parto, com orientação de um profissional que vai à residência das mães. Há também auxílio-creche para gastos com os filhos, o valor é de cerca de R$ 450 por criança. No caso de crianças menores, existe o auxílio-babá. A licença-maternidade é de seis meses, e a paternidade é de 10 dias.
Em todos os escritórios, as mães têm sala para amamentar com privacidade, nelas só as mulheres têm acesso. Os pais, assim como as mães, têm licença de quatro meses para estar presente na formação da nova família. Funcionários que adotam crianças têm apoio para cobrir despesas do processo de adoção. Assim como outras empresas de tecnologia, os escritórios têm espaços para relaxar e exercitar a criatividade e inovação; também oferece refeições gourmet. Os empregados ganham créditos que podem doar para causas ou instituições de caridade de sua escolha. Há ainda subsídios para atividades relacionadas à saúde.
O horário de trabalho é flexível para todos os associados – nome que atribui a seus funcionários – dos níveis administrativos. Nas sextas, o expediente é mais curto, mas a jornada legal (44 horas). O pagamento de salário também é flexível - funcionários de todos os níveis podem escolher receber por semana em vez de mensal. Quem tem cão ou gato pode levar ao escritório em qualquer dia da semana. Os andares dos escritórios “pet friendly” são equipados com tapetes especiais, comidas e até brinquedos para os bichinhos. Já no programa de voluntariado, os funcionários se envolvem em ações e campanhas de adoção de animais, reformas de canis, trabalhos administrativos em entidades de apoio à criança com câncer, cuidados com idosos, oficinas de reciclagem e sustentabilidade, entre outros.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI