Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Contratar um contador ou consultor para a minha empresa?

Contratar um contador ou consultor para a minha empresa?

A arte de administrar uma empresa, especialmente quando é o primeiro negócio, pode ser facilitada com a contratação de um contador consultor. O honorário proposto deverá ser o fator determinante para selecionar o escritório?

As empresas de contabilidade ou, como são mais conhecidas, escritórios de contabilidade são constituídas por profissionais graduados em Ciências Contábeis, faculdade que demanda quatro anos de dedicação. Estes profissionais são hábeis no manuseio, interpretação e classificação dos documentos das empresas. Cabem a eles a organização dos fatos e atos da empresa, transformando os dados em relatórios com informações para que o empresário ou administrador tome as decisões certas nos negócios.

O escritório de contabilidade é um prestador de serviços para empresas que optam por terceirizar a contabilidade por motivos econômicos ou devido a qualidade do trabalho. Dentre os inúmeros serviços que podem ser prestados estão a escrituração fiscal e contábil, folha de pagamento,  apuração dos tributos, elaboração das demonstrações financeiras, orientação fiscal e tributária com o objetivo de pagar menos tributos, formação de preço de venda dos serviços, produtos ou mercadorias, elaboração de projetos financeiros para captar recursos, serviços de auditoria e assessoria, cálculo do ponto de equilíbrio etc.

Quando compramos uma camisa recebemos um produto compatível com o preço que nos dispomos a desembolsar. Se pechincharmos ao vendedor, será que ganharemos mais uma calça, um cinto e um sapato pelo valor já pago pela camisa?

A contratação de um escritório de contabilidade normalmente se dá por indicação. O histórico profissional, a busca de referências, a certificação do registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e a avaliação da competência e ética sempre devem ser alvo de cuidadosa análise. Outro item que merece atenção é a definição dos serviços contratados que farão parte do honorário mensal pactuado, lembrando que alguns clientes pechincham exageradamente no preço. É bom sempre ter em mente que o serviço será compatível com o valor pago.

Contratar um contador por valor irrisório é reconhecer que o profissional está impedido de oferecer serviços de qualidade e muito menos estar presente na sua empresa para lhe assessorar, já que necessita contratar outros inúmeros clientes para viabilizar o escritório. Infelizmente conhecemos alguns escritórios de contabilidade que estão atolados de clientes que pagam honorários ínfimos e prestam serviços compatíveis, ou seja, praticamente nada. Este tipo de relacionamento sempre termina com grande prejuízo para os dois lados.

O contador pode ser o primeiro consultor que você está contratando. Por esta razão é importante que o profissional seja qualificado, para impedir que sua empresa faça parte das estatísticas da mortalidade precoce que o Sebrae publica anualmente, obrigando-o a voltar a disputar um emprego. Seja assessorado por profissionais qualificados. Faça o estudo de viabilidade econômica e financeira antes de constituir um novo negócio. O contador pode ser a peça chave para a organização, pois é neste profissional que você confiará a vida econômica de sua empresa. O honorário não pode ser o fator determinante para contatá-lo.

Fonte: Contábeis.com

Exibições: 60

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço