Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Decoração com sustentabilidade na FIQ 2010

Fonte:|paranashop.com.br|

Fibras de bambu, resíduos de linho e até garrafas pet foram incorporados pela indústria têxtil no desenvolvimento de novos tecidos, aliando conceitos sustentáveis, de beleza e conforto no mesmo produto. As inovações ecologicamente corretas fazem parte da Mostra TexBrasil Décor, promovida pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Textil) presente na sétima edição da FIQ – Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira que está sendo realizada no Expoara, em Arapongas/PR, até sexta-feira, dia 16

.

Com 13 anos de fundação, a TexBrasil Décor é formada por 21 empresas que juntas trabalham com o objetivo de proporcionar maior visibilidade aos tecidos de decoração de empresas brasileiras, demonstrando o quanto é indiscutível a qualidade dos tecidos desenvolvidos com criatividade e tecnologia de ponta. O grupo tem uma produção estimada de 2,5 milhões de metros de tecidos por mês, distribuídos em jacquards, chenille, maquinetados, rústicos, rendas, voil, organzas, matelassê e black-out, que são utilizados na confecção de cortinas, estofados, revestimentos, tapeçaria e artigos de cama e mesa, entre outros, no Brasil e no exterior.

O poliéster presente nas garrafas pet, por exemplo, tem sido aproveitado pela empresa de Campinas, Fiama, para composição dos tecidos da linha Ecotec. Outra forma sustentável de elaboração de novos tecidos é a utilização da viscose proveniente da celulose, considerada uma fonte renovável e biodegradável de matéria-prima. Sua combinação com o algodão e o linho dá origem ao tecido da linha Rústico, bastante requisitado para revestimento de estofados.

A empresa carioca Leslie desenvolveu a técnica de reaproveitamento da fibra de linho para criar o tecido Eco Leslie. Desde o seu cultivo, a planta que origina o linho não recebe a utilização de defensivos agrícolas, o que evita a agressão do solo. Durante seu processo de fabricação, a empresa trabalha com a redução no consumo de energia e não utiliza água nem produtos químicos no seu acabamento. Como produto final, é possível obter um tecido com textura macia e leve brilho.

Cada vez mais valorizado pelas indústrias em geral, a fibra de bambu também passou a ser utilizada na fabricação de tecidos, conferindo qualidades exclusivas aos produtos como a propriedade antibacteriana, a qual inviabiliza a proliferação de microorganismos onde o bambu é aplicado. A empresa de Americana, Temar Textil, combina a utilização das fibras de bambu com o algodão para criar um tecido 100% composto por fibras naturais. Desta combinação surge um material que não amassa, com tons reluzentes e que não desgasta com o uso. Até o meio do ano, a empresa espera lançar o tecido 100% feito com a fibra de bambu. “Estamos em processo final de desenvolvimento e apostamos muito no sucesso desse tecido”, afirmou Eric Martins, diretor da Temar.

Exibições: 81

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço