Por InfoMoney
Na comparação com o ano passado houve uma redução de 0,8 ponto porcentual ()
SÃO PAULO - A economia subterrânea, a produção de bens e serviços não reportada ao governo, atingiu a marca de R$ 761 bilhões este ano. É o que revela o Índice de Economia Subterrânea divulgado nesta terça-feira (26) pelo Etco (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial) e Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).
Segundo o estudo, este valor representa 15,9% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Na comparação com o ano passado houve uma redução de 0,8 ponto porcentual.
O pesquisador do Ibre/FGV, Fernando de Holanda Barbosa Filho, afirma que a queda pode ser explicada pelo processo de formalização do emprego no País. “Fatores como o cada vez menor crescimento demográfico, com a consequente redução de gente no mercado de trabalho, influenciam a queda do desemprego e uma taxa de desemprego baixa favorece a redução da informalidade.”
Ele lembra ainda a influência da elevação do nível geral de escolaridade do brasileiro na queda da informalidade. “Entre 2001 e 2011 houve acréscimo de 22 milhões de pessoas com educação formal”, acrescenta.
Desoneração
O estudo aponta ainda a desoneração da folha de pagamento temporária para alguns setores deve ter influenciado na queda da informalidade. “A desoneração da folha, teoricamente, deve ter impacto na informalidade, mas não há como afirmar ou fazer uma análise do impacto direto da medida na informalidade, ainda”, declara o pesquisador.
Para o presidente executivo do ETCO, Roberto Abdenur, “os atuais resultados refletem as desejadas mudanças estruturais da sociedade, como, por exemplo, o aumento do nível educacional e o baixo índice de desemprego, o que é extremamente positivo para o País”.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI