Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Elvis Presley morreu falido e deixou herança ínfima para família

Elvis era um sucesso mundial, mas sua fortuna comparada a seus feitos e relevância na indústria cultural era ínfima quando o astro morreu.

" /">Priscilla e Elvis Presley (Foto: Getty Images)

Elvis Presley, Rei do Rock, teve uma carreira brilhante. Seria de se esperar que, diante de tamanho sucesso e importância na história da música, o patrimônio líquido do cantor fosse tão grandioso quanto. No entanto, em 1977 a fortuna do cantor não passava de 5 milhões de dólares, quantia que, comparada a seus feitos e relevância na indústria cultural, é ínfima. Boa parte da fortuna foi gasta para a manutenção de um estilo de vida extravagante. Após a morte do astro, Priscilla Presley, sua ex-mulher, reverteu esse cenário, colocando Elvis entre as cinco celebridades póstumas que mais lucraram em 2020.

Casada com o cantor por apenas seis anos, Priscilla manteve com ele uma relação de amizade após a separação. O casal se conhecera em 1959 e se casou em 1º de maio de 1967. No ano seguinte, nasceu Lisa Marie Presley, no dia 1º de fevereiro de 1968. Priscilla já declarou que passou por dificuldades no casamento, embora ambos estivessem apaixonados. Dentre elas, estavam as pessoas que sempre cercaram o cantor e, principalmente, a personalidade controladora dele, que determinava que a esposa estivesse sempre maquiada e vestisse roupas somente de certas cores. Priscilla pediu o divórcio em 1972, após seu envolvimento com Mike Stone, um instrutor de karatê. Além do caso extraconjugal, pesou na decisão o cansaço de Priscilla de viver em função de Elvis. 

Após a separação, Elvis teve gastos exorbitantes, bancava o estilo de vida de amigos, a “Memphis Mafia” e custeava seu vício em drogas, motivo pelo qual em pouco tempo viu seu patrimônio se esvaziar consideravelmente. Priscilla, por sua vez, investiu nas carreiras de atriz, modelo e empresária.

Não fosse pela ostentação do astro em vida, o patrimônio líquido do Rei do Rock quando faleceu em 1977, vítima de um ataque cardíaco, seria muito maior. O testamento do cantor trouxe como seus beneficiários o pai, a avó e a filha. Com as mortes do pai (1979) e da avó (1980) de Elvis, Lisa Marie passou a ser a única herdeira. Por ser uma criança na época, coube a Priscilla a administração da fortuna, reduzida a 1 milhão de dólares, devido aos impostos referentes à Graceland e outros gastos.

Priscilla, então, tomou uma brilhante decisão comercial: transformar a propriedade de Elvis em um museu aberto ao público. A empresária ainda fundou a Elvis Presley Enterprises e, na direção da empresa, fez o patrimônio de Elvis passar de 1milhão para 100 milhões de dólares e garantiu a preservação do legado do astro. Em 1993, Lisa Marie herdou a empresa, aos 25 anos. Com uma arrecadação anual de 23 milhões de dólares, Elvis Presley assumiu o quinto lugar na lista da Forbes de celebridades póstumas mais lucrativas de 2020.

Exibições: 39

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço