Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Em 2011 peso dos impostos na receita do País continuará aumentando

Em 2011 peso dos impostos na receita do País continuará aumentando

Por InfoMoney

SÃO PAULO – Em 2011, a carga tributária deve continuar aumentando, impulsionada pelas receitas extraordinárias, como a negociação de dívidas com a União por meio de Refis da Crise, segundo afirmação do coordenador-geral de Previsão e Análise da Receita Federal, Othoniel Lucas de Sousa.

De acordo com a Agência Brasil, no ano passado, o peso dos impostos na economia correspondeu a 33,54% do PIB (Produto Interno Bruto), alta de 0,42 ponto percentual em relação a 2009. “A tendência é a de crescimento, em função das receitas extraordinárias, que foram significativas”, explicou Sousa.

Segundo ele, esse crescimento não é apenas pelo aumento de impostos, mas também pelo crescimento e formalização da economia, que amplia a renda das empresas e dos trabalhadores e se reflete no pagamento de mais tributos. Outro fator que influenciou no crescimento dos tributos foi o aumento das importações devido ao IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e à Cofins (Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social).

Carga tributária

No ano de 2008 foi registrada a maior carga tributária até agora. Naquele ano, o peso dos impostos sobre a economia chegou a 34,11% do PIB. Já em 2009, a carga tributária chegou a 33,58% do PIB, mas o número foi revisado e ficou em 33,14%.

Em 2010, o tributo com maior arrecadação foi o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), administrado pelos estados. Mas, na comparação com o PIB, o peso do tributo caiu de 7,03% para 6,99% em 2010.

 

Exibições: 68

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço