Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Em reunião com Paulo Guedes, grandes varejistas apresentam propostas para o setor

Membros do IDV se reuniram com o ministro da Economia para apresentar propostas de simplificação tributária e financeira. Saiba quais são


https://static.portalnovarejo.com.br/wp-content/uploads/2019/02/paulo-guedes-300x206.jpg 300w" sizes="(max-width: 615px) 100vw, 615px" />

Crédito: EBC

Em reunião na manhã desta sexta-feira (1º), no Rio de Janeiro, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), entregaram um documento com propostassobre simplificação tributária e financeira a fim de favorecer o ambiente de negócios.

Em comunicado, o IDV aponta que as medidas têm os objetivos de reduzir os custos das empresas em razão da diminuição dos encargos financeiros, tributários e trabalhistas. Além disso, procura apontar soluções para melhorar a produtividade das empresas pela racionalização e simplificação de procedimentos exigidos pelos órgãos governamentais.

O presidente do IDV, Antonio Carlos Pipponzi, afirma que as propostas que o governo tem anunciado estão alinhadas com as do instituto. “O IDV entende que o país está maduro para um novo ciclo de crescimento da economia e do consumo, com benefícios diretos na geração de empregos, investimentos, expansão de negócios e menor nível de endividamento e comprometimento de renda dos consumidores”, enumera.

Simplificação tributária

Entre as medidas sugeridas, constam a unificação de obrigações acessórias relacionadas ao PIS/COFINS e ICMS/IPI. Em relação ao ICMS, a solicitação é relacionada à padronização da legislação que incide sobre esse imposto, ficando sobre o guarda-chuva do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Os varejistas também cobram o desenvolvimento de um modelo único para notas fiscais de prestação de serviços, além da desburocratização para abertura de empresas. Facilitação de abertura de filiais “fast track” e adequação dos critérios de penalidade nas relações de consumo e redução da litigiosidade também estão na pauta.

Confaz e finanças

Para facilitar a aprovação das mudanças, os varejistas sugerem que as decisões no Confaz sejam aprovadas por maioria simples ou dois terços do total.

As propostas no âmbito financeiro contemplam 11 medidas relacionadas a meios de pagamento, Cadastro Positivo, cartões de crédito, crédito direcionado e marketplaces. O IDV não esclareceu quais são exatamente as medidas.

Presentes

Participaram deste encontro o presidente do IDV, Antonio Carlos Pipponzi; o vice-presidente do IDV, Sérgio Zimerman; os conselheiros do instituto Jorge Gonçalves, Fernando de Castro, Marcos Gouvêa, Carlos Ely e Stephane Engelhard; Davi Ponciano, CFO do Walmart; e a diretora executiva do IDV, Fabiola Xavier.

https://portalnovarejo.com.br/2019/02/reuniao-paulo-guedes-grandes-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 63

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Romildo de Paula Leite em 12 fevereiro 2019 às 8:44

  Entre as medidas sugeridas, constam a unificação de obrigações acessórias relacionadas ao PIS/COFINS e ICMS/IPI. Em relação ao ICMS, a solicitação é relacionada à padronização da legislação que incide sobre esse imposto, ficando sobre o guarda-chuva do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço