Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Empresas têxteis chinesas podem falir devido à valorização da moeda

Fonte:|br.china-embassy.org|

Beijing, (Xinhua) -- Metade das empresas têxteis chinesas podem enfrentar risco de falência caso o valor da moeda chinesa, RMB, aumente 5% contra o dólar norte-americano.

A margem de lucros do setor têxtil da China está de entre 3% e 5%, apertada pela valorização da moeda chinesa e pelo crescente custo de matérias-primas e de mãos de obra, disse Gao Yong, vice-presidente do Conselho Nacional de Têxtil e Vestuário da China.

O governo chinês realizou em março um teste de pressão sobre sua moeda, que mostra que a margem de lucros das empresas têxteil, intensivas em trabalho, poderia cair 1 ponto percentual se o RMB valorizar 1%.

Uma notável valorização da moeda chinesa poderia conduzir à perda de milhões de empregos, comentou uma fonte do Ministério do Comércio do país asiático. Segundo a mesma fonte, atualmente mais de 20 milhões de pessoas são direitamente empregadas na indústria têxtil da China, enquanto outras 140 milhões são envolvidas no plantio de algodão.

A taxa cambial do RMB em relação ao dólar norte-americano subiu 21% entre 2005 e 2008, o que fez o aumento do preço dos produtos têxteis da China. Portanto, a vantagem em preços dos têxteis fabricados na China quase desapareceu perante os do Vietnã, Indonésia e de outros países do Sudeste Asiático, disse Zhang Bin, analista do corretor de títulos Sinolink Securities.

"Desde que as empresas têxteis chinesas estão enfrentando subida de custos de mãos de obra em consequência do descontentamento na Foxconn, uma eventual revalorização no futuro do RMB vai seguramente piorar a situação", comentou o analista.

Exibições: 90

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço