Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Esprit Proíbe Técnica com Jato de Areia em Acabamento Têxtil

Fonte:|br.fashionmag.com|

A empresa de vestuário Esprit, sediada em Hong Kong, prometeu deixar imediatamente de utilizar a controversa técnica de jato de areia na sua cadeia de produção mundial.

Esprit



A proibição aplica-se a todos os tecidos da Esprit e a todos os fornecedores internacionais, segundo confirmou a empresa. «Para assegurar a saúde e o bem-estar dos seus funcionários, a Esprit pretende continuamente melhorar as suas condições de trabalho e está por isso a proibir imediatamente o uso de jato de areia», explica a Esprit em comunicado.

A empresa está em processo de informar os seus fornecedores sobre esta nova diretriz e irá fazer inspecções regulares aos seus processos de produção. A empresa referiu ainda que encontrou alternativas satisfatórias ao jato de areia que produzem um efeito semelhante mas de uma forma mais ecológica.

O jato de areia, um processo de acabamento têxtil usado para conseguir o efeito usado no denim, preocupa a indústria. No mês passado, um sindicato global que representa os trabalhadores do setor pediu a proibição deste método e a Levi Strauss&Co e a H&M já proibiram a sua utilização.

O método, que envolve a aplicação sob alta pressão de partículas de areia nas peças de vestuário, é suspeito de pôr em risco a saúde dos trabalhadores. «Este é um risco ao qual a Esprit não quer submeter nem os seus trabalhadores nem os dos seus fornecedores», conclui a empresa.

Exibições: 195

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de António Manuel Miranda em 26 fevereiro 2011 às 10:53

O mais curioso e preocupante neste segmento é que as empresas apenas repetem o que outras senelhantes fazem, ou seguem orientação de fornecedores de suprimentos sem se preocuparem em pesquisar e desenvolver outros processos menos agressivos aos funcionários e ao meio ambiente e também até mais baratos.
É outro segmento têxtil que precisa sair da zona de conforto.

Comentário de António Manuel Miranda em 24 fevereiro 2011 às 10:13
Quem já teve a oportunidade de observar esse processo nota rapidamente que o prejuizo que é para a saúde do funcionário.
É louvável a eleminação deste processo.
Deve-se também analisar todo o processo de lavagem de jeans, já que muitos produtos químicos usados são prejudiciais a determinados tipos de usuários.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço