Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A palavra tendência adquiriu diversos sentidos e utilizações ao longo da história. Aqui, no contexto da moda, devemos entender como o caminho para o novo, o que será usado no futuro entre 18 a 36 meses. Quando falamos de futuro, é difícil adivinhar qual será o shape mais desejado ou a cor de aposta.

Logo, a moda se constrói a partir de arranjos predeterminados, para uma maior garantia de acerto. Explico que as grandes indústrias têxteis (fiações, malharias e tecelagens), confecções e pessoas influentes no meio trocam informações e predeterminam em que vão apostar. Também envolvidos nesse processo estão os comitês internacionais de cores e os birôs de estilo. Essas orientações servem para que os próprios produtos gerados dentro dessa cadeia sejam escoados, por meio do convencimento do consumidor de que ele precisa se atualizar ese alinhar com a moda, comprando novos produtos. Assim, as peças antigas, com formas e cores da estação passada, ficarão encostadas, gerando o que conhecemos como obsolescência programada.

Especialmente para os confeccionistas, o entendimento das tendências é de vital importância, não para a cópia, assunto levantado recentemente no período das semanas de moda brasileiras, mas para o alinhamento com o desejo dos consumidores. Este, aliás, está cada vez mais conectado com o mundo, sabe o que quer, o que acontece e o que busca. Fundamental para o segmento hoje é o entendimento do trinômio tendência–identidade da empresa–público-alvo. A busca por novas informações é fundamental e sua adequaçãoao DNA da empresa faz com que as coleções tenham um caráter autoral. Sem esquecer o mais importante, pois ele é quem detém o capital: o cliente, a razão de existência da empresa.

Sabendo da importância da entrega de informações, o Senai-SP, que já vem se especializando nesse tipo de pesquisa e tradução para as empresas do estado de São Paulo,apresentará em janeiro de 2014 o novo boxe-conceito, o Senai Mix Design. Composto de cinco livros, um sobre macrotendências, com informações gerais de moda e comportamento de consumo, e outros quatro segmentados em vestuário, calçados, bolsas e artefatos de couro, e joias folheadas e bijuterias. Todos recheados com imagens inspiracionais, que representam cada direção, imagens de desfiles, desenhos ilustrativos, cartela e harmonia de cores e informações técnicas sobre shapes e tecidos.

Para a divulgação do material e informações técnicas, serão feitas palestras na capital e no interior de São Paulo, somente para empresas com CNPJ e inscritas pelo site. Em alguns polos, também haverá oficinasde design para aplicação de tendências e planejamento de coleções, processos produtivos e gestão, coma colaboração do Sebrae.

É uma oportunidade muito boa para planejar e iniciar as coleções do verão 2015, com ótimos direcionamentos para cada segmento.

Também durante todo o ano são oferecidos, com custos diversos, trabalhos individuais para as empresas nas áreas de design e processo produtivo, com avaliação prévia do serviço e orçamento. As inscrições se abriram no fim dedezembro de 2013.Para maiores informações, consulte o site da Escola Senai Francisco Matarazzo: www.sp.senai.br/textil.

 

Alessandra Lanzeloti é designer de moda, pós-graduada em história da arte pela Faap e graduada em desenho de moda pela Faculdade Santa Marcelina. Atualmente, trabalha como designer de moda na Escola Senai Francisco Matarazzo, no setor de atendimento empresarial, na criação e desenvolvimento de coleções exclusivas, ministrando treinamentos de moda, e na construção do caderno de tendências Senai Mix Design.

http://www.costuraperfeita.com.br/edicao/24/materia/caderno-senai.html

Exibições: 399

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Romildo de Paula Leite em 5 fevereiro 2014 às 9:26

Explico que as grandes indústrias têxteis (fiações, malharias e tecelagens), confecções e pessoas influentes no meio trocam informações e predeterminam em que vão apostar.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço