Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Vou começar a falar sobre essa questão com a frase do filósofo Jean-Paul Sartre, que disse certa vez que “o inferno são os outros”.

Só que, neste caso, são os nossos fornecedores. Porque sem eles não sobrevivemos e com eles nos aprisionamos; se ficar o bicho pega, se correr o bicho come!

A solução é o meio-termo, o famoso “morde e assopra”. Fornecedor é uma busca incessante para quem desenvolve produtos. Nunca podemos achar que estamos tranquilos e nos posicionar na famosa zona de conforto, porque é neste momento que vem a surpresa e muitas vezes ficamos na mão. Então, o que fazer?

 

  1. Crie um relacionamento com seu fornecedor: dedique um dia para visitá-lo, contar o que você faz, como desenvolve seu trabalho, e mostrar o quanto é significativa para seu negócio a empresa/mão de obra dele. Quantas vezes vemos determinadas situações em que lidamos com pessoas tão importantes em nossa cadeia produtiva e nem as conhecemos pessoalmente? Em se tratando de um grande fornecedor, isso não deve acontecer, porque ele deve ser seu principal aliado. Se ele tiver um problema, deverá ter o compromisso de alertá-lo a tempo de tomar uma atitude para saná-lo.

Mas isso não se desenvolve da noite para o dia e sim por meio de um relacionamento de longo prazo. Portanto, a partir de agora, reflita: qual é seu principal fornecedor? Vá tomar um café com ele e levar uma lembrança de fim de ano.

 

  1. Determine algumas regras: “O que é combinado não sai caro.” Conhecem essa frase? É muito verdadeira! É importante que os prazos sejam estipulados entre as partes, principalmente quando falamos de fornecedores que nos ajudam na confecção de produtos. Deixe claros esses prazos de produção e entregue todo o material necessário para que o fornecedor possa trabalhar corretamente. Faça um checklist de produção relacionando todos os materiais para não esquecer nenhum botão na hora de entregar a produção ao fornecedor. Pague seu fornecedor em dia, renegocie prazos se for o caso, mas não o deixe na mão.

 

  1. Diversifique: Nunca tenha apenas um fornecedor, mas no mínimo dois. Tenha esse hábito de dividir a produção entre os fornecedores para não correr o risco de não receber a mercadoria pedida na data combinada.

 

O segredo é o relacionamento e muita organização!

Por Gabriela Bueloni

gabriela@consultoriafato.com.br

http://www.costuraperfeita.com.br/edicao/24/materia/gestao.html

Exibições: 87

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Romildo de Paula Leite em 5 fevereiro 2014 às 9:26

Nunca tenha apenas um fornecedor, mas no mínimo dois.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço