Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Famoso gestor diz qual é o melhor indicador de bolhas do mercado de ações

Famoso gestor diz qual é o melhor indicador de bolhas do mercado de ações


O que uma empresa de leilões tem a ver com as bolhas do mercado norte-americano: suas ações vem atingindo o pico antes de cada bolha do mercado desde 1987


SÃO PAULO - O gestor de fundos de hedge Jim Chanos, fundador da Kynikos Associates e conhecido por fazer operações vendidas do mercado de ações, deu uma importante dica do que seria, na sua visão, o melhor indicador de bolhas especulativas do mercado.

Em entrevista ao portal CNBC, ele apontou que as ações da Sotheby's, empresa com sede em Londres conhecida mundialmente por seus leilões, é um bom termômetro para os movimentos de mercado, uma vez que vem atingindo o pico no limiar de cada bolha financeira desde 1987.

Assim, Chanos afirma que tem o melhor indicador para medir para onde está indo o dinheiro do mercado, em meio às políticas de flexibilização monetária realizada pelo Federal Reserve, nos EUA, que levaram os mercados acionários a níveis recordes. 

O gestor apontou para o gráfico da Sotheby's e destacou: "é isso o que as pessoas estão comprando". O gráfico (confira abaixo) mostra que as ações da companhia atingem o pico antes de cada grande bolha desde 1987, na chamada "Segunda-feira negra", atingindo o pico também antes da bolha ponto.com e do subprime, em 2008.

E a ação vem apresentando um "pico duplo" nos últimos anos, aumentando exponencialmente após a crise financeira de 2008. E esse movimento acontece, aponta, por conta das baixas taxas de juros praticadas pelo Fed e o agressivo programa de compra de títulos, de modo a ativar a lenta recuperação econômica norte-americana após o estouro da crise do subprime.

"O mercado de arte contemporânea foi 'maluco' no âmbito das políticas de flexibilização monetária do Fed", disse Chanos. Muitas dessas políticas de crédito criam um "efeito riqueza ", que aumentou os preços de todas as classes de ativos, inclusive ações e arte, destacou na entrevista.

Chanos destaca que, atualmente, o Fed atua como se os preços dos ativos fizessem parte do seu mandato. O gestor, ele próprio um grande apreciador de arte, destaca ainda o grande impulso que este mercado teve com o programa da autoridade monetária norte-americana, "que é um consumo socialmente aceitável", mas que há uma movimento de queda prestes a aparecer. 

"Qualquer um que compra arte deve procurar fazer um hedge [proteção] agora", avalia. Neste cenário, ele avalia que uma das melhores maneiras para fazer isso é operar vendido nos papéis da Sotheby's. Contudo, ele não afirmou se está vendido nos papéis da companhia. 

Exibições: 50

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço