Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Hoje, há mais profissionais do que vagas no mercado de trabalho. E a tendência é que essa situação se mantenha, pelo menos, até o fim de 2017, de acordo com a Organização Mundial do Trabalho. Diante disso, a primeira reação de quem perde o emprego é se desesperar – e isso é totalmente compreensível. Mas essa postura não vai ajudar ninguém a se recolocar.

Para ajudar quem está nessa situação, vou elencar aqui o que se pode fazer para conquistar uma vaga mais rapidamente.

– Faça uma lista dos seus conhecidos que trabalham em empresas nas quais você gostaria de trabalhar e que podem te indicar quando surgir uma vaga. Isso aumenta a sua chance de ser selecionado, primeiro porque essa pessoa pode fazer seu currículo chegar diretamente nas mãos de quem toma a decisão sobre as contratações. Segundo, porque quando o selecionador olha o currículo de alguém que foi indicado por um funcionário, não o considera um total desconhecido, pois já tem uma referência positiva.

– Evite enviar currículos a torto e a direito. Procure descobrir como está a sua área de atuação, os setores com os quais se identifica e as oportunidades que o mercado oferece para quem tem a sua especialidade. Busque se apresentar em empresas nas quais tem vontade de trabalhar porque você conhece o negócio e sabe que lá há posições que te interessam.

– Capriche no currículo. Saiba como no post que já fiz aqui sobre isso

Para saber se seu currículo está suficientemente claro e interessante, depois de atualizá-lo, compartilhe-o com duas ou três pessoas.

– Atualize também a versão digital do seu currículo. Atualize as informações dos seus perfis nas redes sociais profissionais, bem como nos sites de consultorias especializadas na seleção de profissionais e no banco de dados de empresas nas quais gostaria de trabalhar.

– Mantenha uma relação de pessoas e empresas para as quais enviou currículo. Assim fica mais fácil para retomar contato após uma semana e para ter uma visão das fontes que te trazem mais resultados. Depois de retomar o contato pela primeira vez, aguarde de duas semanas a 20 dias para fazer isso novamente. Dessa forma, demonstrará seu interesse sem ser inconveniente.

Por último, quero te lembrar que conquistar uma vaga efetiva em uma empresa não é o único meio de se manter ativo. Te convido para ler um outro post meu aqui, que fala sobre a atuação por projeto, que é uma tendência de futuro no mundo do trabalho.

Espero ter te ajudado. Boa Sorte!

**

Por: Sofia Esteves, fundadora do grupo DMRH e Cia de Talentos

Exibições: 97

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço