Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Governo vai cobrar mais investimentos de montadoras

Governo vai cobrar mais investimentos de montadoras

O governo quer forçar a elevação do nível de investimentos das montadoras instaladas no país a partir do ano que vem, quando o novo regime automotivo começar a vigorar. Para tanto, vai estabelecer metas consideradas arrojadas até por alguns técnicos oficiais em prol da eficiência dos motores e também do desenvolvimento tecnológico da cadeia de autopeças.

 "As regras forçam o grau de investimento, principalmente em tecnologia na própria montadora e de seus fornecedores. Algo que eles nem estavam prevendo”, disse uma fonte que participa das negociações.

 Montadoras terão de fazer investimentos para impulsionar as empresas

de autopeças e ofertar peças tecnologicamente mais avançadas

 O governo quer elevar a eficiência de consumo de combustíveis. Até o mês passado, a discussão estava sobre estabelecer níveis menores de emissão de CO2, mas os integrantes dos Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) entenderam que, se houver um motor mais econômico, consequentemente, será menos poluente.

 “Por que as mesmas montadoras conseguem fabricar lá foram carros 2.0 que consomem menos do que os nossos 1.0?”, questiona uma fonte do governo a par das negociações. Por isso mesmo, o governo insiste em forçar novos patamares de desenvolvimento tecnológico para que os veículos brasileiros sigam níveis semelhantes a Estados Unidos, Japão e países europeus.

 As montadoras alegam que esse ganho de eficiência requerido vai exigir muito mais investimentos do que os previstos inicialmente porque as condições brasileiras são distintas das encontradas nas economias desenvolvidas, como a condição das estradas e o tipo de combustível, por exemplo.

 As informações são do jornal Brasil Econômico.

Exibições: 50

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço