Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Hering abre exposição "Tempo a Tempo", em Blumenau

Fonte : www.abit.org.br

A Cia Hering abriu ao público, no dia 30 de novembro, a visitação à exposição “Tempo ao Tempo”, acervo que integra o projeto do Museu Hering. O espaço turístico e cultural fica na unidade matriz da empresa, em Blumenau/SC, e pode ser conferido de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. O acesso será gratuito nos três primeiros meses de visitação.

A exposição permanente que integra o projeto do Museu Hering é composta por acervo histórico e multimídia, retratando os 130 anos da empresa e a saga dos Hering, desde que chegaram da Alemanha, em 1878. A implantação deste espaço era um sonho do ex-presidente da Companhia, Ingo Hering, que deixou seu desejo expresso em uma carta, também apresentada no acervo.
A Exposição “Tempo ao Tempo” espelha a trajetória de vanguarda que a Hering sempre teve no cenário brasileiro da moda, da indústria, da economia e da responsabilidade socioambiental. O passado está representado em equipamentos, peças de roupas, tecidos e aviamentos, estampas e embalagens, documentos e fotografias.
Inauguração do Museu Hering
Mas a proposta do Museu Hering é ser um espaço multiuso, interativo, criativo e crítico, moderno e atual, que associe a preservação das referências históricas com o conceito de inovação da marca dos dois peixinhos. Um lugar em que a visitação dê lugar à observação, à experimentação, ao conhecimento e ao questionamento sobre aspectos da história, empreendedorismo, criatividade e outros que permeiam a cronologia da Cia Hering.
Painéis expositivos mostram como a história da Hering fluiu paralelamente à evolução de Blumenau e de Santa Catarina. Equipamentos multimídia (terminais touchscreen) permitem ao visitante conhecer a memória da empresa e a opinião das pessoas que fizeram e fazem a história da Hering. Um expositor bastante criativo explora a evolução da moda íntima. No espaço de customização o visitante pode conhecer o processo de criação e o sistema hotstamp, criando suas próprias opções de estampa.
Dualidade
Peças do museu expõem artigos da Hering
De acordo com a museóloga Marília Xavier Cury, da Universidade de São Paulo, convidada pela Hering para desenvolver o projeto, o acervo destinado ao Museu segue duas linhas de informação. Uma é a história da família Hering, com biografias, fotos, genealogia e documentos. A outra é voltada para a história da empresa e seus desafios, o empreendedorismo dos fundadores, maquinários e tecnologias empregadas para produzir peças que desde sempre estão presentes na vida dos consumidores.
Das primeiras peças produzidas até os dias atuais e o foco voltado para a construção de marcas e canais de distribuição, tudo está contemplado no Museu, que também se propõe a ser um ambiente cultural, de eventos e atividades que contribuam para a democratização da educação e do lazer. Informação, referências da moda e curiosidades estão presentes.
Restauro
Para abrigar a exposição, a Hering fez o restauro de uma casa enxaimel que integra o complexo da companhia, no Bairro Bom Retiro. O imóvel de 435 metros quadrados foi construído no final do século 19 e é patrimônio tombado pelo Estado. O projeto da Exposição “Tempo ao Tempo” foi aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com aporte integral da Cia Hering, no valor de R$ 1.089.898,00.
Anote:
Exposição permanente “Tempo ao Tempo”, que integra o projeto do Museu Hering
Rua Hermann Hering, 1790 – Bairro Bom Retiro – Blumenau/SC
De terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Entrada franca nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. | Telefone: (47) 3321-3340.

Exibições: 78

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço