IBM e Anthropic integram Claude a ferramentas de desenvolvimento

Parceria foca em produtividade para desenvolvedores corporativos, com testes internos registrando ganhos médios de 45%.

Imagem: Shutterstock

A IBM e a Anthropic anunciaram nesta segunda-feira (7) uma parceria estratégica para integrar o Claude — família de modelos de linguagem da Anthropic — ao portfólio de software da gigante de tecnologia. O objetivo é acelerar o desenvolvimento de IA no ambiente corporativo, com foco em segurança, governança e controle de custos.

A integração começa por um novo ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) projetado para o ciclo de vida do desenvolvimento de software corporativo, incluindo modernização de aplicações. A ferramenta já está em testes com mais de 6.000 colaboradores internos da IBM, que relatam ganhos médios de produtividade de 45%, mantendo padrões de qualidade e segurança do código. O IDE está disponível em prévia privada para clientes selecionados.

“A IBM tem sido a espinha dorsal da tecnologia corporativa por décadas porque entendemos o que é necessário para escalar em ambientes críticos”, afirma Dinesh Nirmal, vice-presidente sênior de software da IBM. “Essa parceria fortalece nosso portfólio de software com capacidades avançadas de IA, mantendo a governança, segurança e confiabilidade que nossos clientes esperam.”

O novo ambiente foi projetado para aumentar a produtividade em diversas etapas do desenvolvimento de software. Entre os recursos, destacam-se modernização de aplicações em escala com atualizações automatizadas de sistemas, migração de frameworks e refatoração em múltiplas etapas. A ferramenta também oferece geração e revisão inteligente de código com assistência que compreende padrões de arquitetura corporativa, requisitos de segurança e obrigações de conformidade.

“As empresas estão em busca de uma IA em que possam realmente confiar — com seus códigos, dados e operações do dia a dia”, declara Mike Krieger, chief product officer da Anthropic. “O Claude se tornou a IA preferida por desenvolvedores das maiores empresas do mundo graças ao nosso foco em segurança e confiabilidade.”

Como parte da parceria, a IBM criou, com validação da Anthropic, o guia “Arquitetando Agentes de IA Corporativos Seguros com MCP”, primeiro material voltado ao Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Agentes (ADLC). A empresa também está contribuindo com ativos corporativos à comunidade do Model Context Protocol (MCP), incluindo guias de boas práticas, arquiteturas de referência e ferramentas open source.

A IBM estuda integrar o Claude a outros produtos como parte de sua estratégia de incorporar modelos de linguagem avançados a soluções corporativas que operam em setores regulados e ambientes de nuvem híbrida.

Author Photo

Exibições: 16

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço