NetSuite expande operações no Brasil com dois data centers para fortalecer inovações com IA

Durante SuiteWorld 2025, empresa anuncia a disponibilidade geral de seus primeiros data centers no país, localizados em São Paulo e Vinhedo.

Evan Goldberg, fundador e vice-presidente executivo da Oracle NetSuite, durante keynote no SuiteWorld 2025 (Imagem: divulgação/Oracle)

A Oracle NetSuite anunciou, nesta terça-feira (7), durante seu evento anual em Las Vegas, nos Estados Unidos*, a expansão de suas operações no Brasil. O crescimento se dá a partir do uso de dois novos data centers no País localizados em São Paulo e Vinhedo, criados para dar suporte à base de clientes da empresa em toda a América Latina e acelerar a adoção de inteligência artificial (IA) na região.

Ao hospedar seu software localmente, a companhia planeja reduzir as transferências de dados transfronteiriças dos clientes, proporcionando melhor desempenho, tempo de resposta mai rápido e transferências de dados mais ágeis. Além disso, a partir do lançamento, a NetSuite fornecerá serviços de recuperação de desastres e adequação de requisitos geográficos de armazenamento de dados.

Além do Brasil, a companhia também divulgou a abertura de um novo data center na Índia. Com a adição, a NetSuite agora está disponível em 35 data centers em 18 regiões da Oracle Cloud Infrastructure (OCI).

“A América Latina é um mercado estratégico para nós e o lançamento de data centers locais marca um marco importante em nosso crescimento”, afirmou Gustavo Moussalli, vice-presidente sênior da NetSuite para a América Latina. “Estar mais próximo de nossos clientes não apenas proporciona vantagens técnicas, mas também reforça nosso compromisso de investir de forma responsável em um país com enorme potencial de crescimento.”

Expansões em IA

Para combinar com o aumento da capacidade de processamento de inteligência artificial (IA), a NetSuite anunciou também a ampliação de seus recursos de IA em sua plataforma. A atualização, chamada de NetSuite Next, incorporará inteligência conversacional integrada, fluxos de trabalho agentic e recursos de pesquisa em linguagem natural.

A próxima geração combina um modelo de dados unificado com IA explicável e auditável, e o Redwood Design System. Essa base permitirá que o NetSuite Next se torne uma extensão natural das operações existentes, garantindo que cada insight e ação seja confiável.

Entre os recursos anunciados estão um assistente de linguagem natural, o Ask Oracle, que permite aos usuários pesquisar, navegar, analisar e agir em todo o conjunto de dados do NetSuite; um espaço de trabalho colaborativo incorporado ao NetSuite, o AI Canvas; uma ferramenta que realiza o fechamento da empresa ao longo do mês, permitindo um acesso maior a dados de resultado e uma previsão maior do futuro do negócio; entre outros.

Durante a apresentação do primeiro dia do SuiteWorld 2025, o fundador e vice-presidente-executivo da Oracle NetSuite, Evan Goldberg, falou ainda sobre a nova geração da Plataforma NetSuite SuiteCloud Platform, que terá integração com outros modelos de IA disponíveis no mercado, como ChatGPT e Gemini.

“Sempre foi importante para mim que a NetSuite fosse flexível e adaptável para que nossos clientes pudessem atender às suas necessidades”, afirmou Goldberg. “E o nosso software foi criado para esse exato momento, onde a IA pode entender o seu contexto e ter permitir ir além.”

Necessidade do cliente primeiro

Apesar de todos os anúncios, de acordo com a Oracle, as novas funcionalidades estarão disponíveis para clientes no Estados Unidos e América Latina nos próximos 12 meses. Questionados sobre o status de atualização da tecnologia quando esta chegar ao cliente final, Gary Wiessinger, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Aplicativos da Oracle NetSuite e Brian Chess, vice-presidente sênior de Tecnologia e IA da companhia, afirmaram que apesar de utilizar o que há de mais novo no mercado, a estratégia da empresa é outra.

“Não adotamos uma abordagem que priorize a tecnologia e, sim, uma estratégia que coloque na frente as necessidades do cliente. E então descobrimos como usar as melhores e mais recentes tecnologias para ajudar a resolver melhor essas necessidades”, disse Wiessinger.

De acordo com o executivo, mesmo com o atual ritmo da evolução das ferramentas, as necessidades dos clientes não estão mudando tão rapidamente assim. Diante deste quadro, Chess afirma que é preciso oferecer estabilidade para que as empresas possam adquirir novas tecnologias de forma segura. “Estamos ajudando nossos clientes a construir uma boa base enquanto as mudanças estão acontecendo. Em outras palavras, se o que implementamos funcionou ontem, funcionará hoje também, mesmo que esses modelos continuem a evoluir”, declarou.

*A jornalista viajou a convite da NetSuite

https://itforum.com.br/noticias/netsuite-expande-brasil/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 20

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço