Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

ICMS para saídas internas é zerado- Indústria têxtil e de confecção

ANÚNCIO | Setor ficará mais competitivo, analisa sindicato

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) zerou o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para saídas internas da indústria têxtil e de confecção. A região de Americana, um dos principais polos têxteis do Pais, será beneficiada pela ação. Alckmin assinou o decreto ontem, em evento no Palácio dos Bandeirantes.
"Em Americana, deve haver uma retomada (no número de postos de trabalho). À medida que existe esse beneficio, acreditamos que esse polo têxtil sera um dos grandes favorecidos", comentou o presidente do Sinditêxtil-SP (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo), Luiz Arthur Pacheco.
Na prática, a medida equaliza a base de cálculo para o setor, o que resulta numa carga tributária de 12%, e concede crédito com os mesmos 12% nas saídas internas de produtos têxteis. A carga tributária efetiva, portanto, será zero em toda a cadeia de produção da indústria e de atacadistas.
O Sinditêxtil-SP estima que, neste ano, a produção têxtil no Estado de São Paulo aumentará em 10%. O setor também deve abrir 8 mil a 10 mil vagas de emprego, de acordo com Pacheco. "Essa medida veio trazer um alento ao setor e a possibilidade do resgate parcial da indústria têxtil", afirmou.
Segundo o presidente, as tratativas para o reajuste aconteciam desde 2014, quando o sindicato notou uma redução no número de postos de trabalho. "Depois de um trabalho de três anos, conseguimos sensibilizar o governo, no sentido de dar um fôlego para o resgate da competitividade", declarou.
O Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagem, Fiação, Linhas, Tinturaria, Estamparia e Beneficiamento de Fios e Tecidos de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d'Oeste e Sumaré) também comemorou o benefício.
"Finalmente podemos ver uma ação efetiva do governo do Estado no que diz respeito aos encargos tributários, que oneram cada vez mais os custos de uma empresa. Com essa redução, as indústrias têxteis se tornarão mais competitivas", ressaltou o presidente da entidade, Dilézio Ciamarro.

Exibições: 148

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço