Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Indústria têxtil brasileira define países-alvo para exportação

Fonte:|comexleis.com.br|

A indústria têxtil brasileira fez uma lista de 13 países que serão alvo de exportação nos próximos dois anos. China, Austrália e Grécia são os potenciais novos mercados do setor.
Para incentivar as vendas de produtos têxteis para esses e outros dez países (Colômbia, México, Argentina, Angola, Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Itália e Emirados Árabes), a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) assina hoje convênio de dois anos com a Apex-Brasil, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Para a China, as indústrias brasileiras exportarão produtos de maior valor agregado, para público de alto poder aquisitivo. Para a Austrália, a venda se concentra em roupas infantis e, para a Grécia, em artigos de cama, mesa e banho e linha praia.
“Estamos nos preparando para elevar a participação do Brasil, que é menor do que 1%, no comércio têxtil mundial”, diz Fernando Pimentel, diretor-superintendente da Abit. O convênio envolve o valor de R$ 44 milhões, divididos entre empresários e governo para bancar participação de profissionais em feiras e eventos.
As 518 empresas que fazem parte do programa Texbrasil (de exportação de moda brasileira) deverão exportar cerca de US$ 460 milhões neste ano -5% mais do que em 2009.
A indústria também se prepara para vender mais no Brasil. O consumo anual no país de fibras, usadas na produção de roupas, artigos de decoração e outros, por habitante é de 11 quilos. “Por muitos anos o consumo ficou entre 9 quilos e 10 quilos. Se o setor crescer 6%, o consumo de fibras vai superar 11 quilos ao ano por habitante.”
Os empresários se animam com pesquisa da A.T. Kearney, que, pela segunda vez, coloca o Brasil como país mais promissor para investimentos do varejo mundial de vestuário. A pesquisa considera tamanho de mercado, perspectiva de crescimento e gasto por habitante.

ÍTALO-BRASILEIRO
A Abracex (Associação Brasileira de Comércio Exterior) acaba de fechar acordo com a associação italiana Brazil Planet com o objetivo de incrementar o comércio bilateral entre os dois países. “Já existem alguns negócios bem adiantados, prestes a serem fechados, nas áreas de cosméticos, autopeças e curtumes”, diz Roberto Segatto, presidente da Abracex. Os negócios entre Brasil e Itália têm sido modestos, com a maior parte das exportações de produtos primários, segundo Segatto. A Brazil Planet foi criada por empresários em 2009, em Milão. “O acordo consolidará o comércio entre o Brasil e a Itália. Vamos focar as exportações brasileiras de manufaturados, de bens de maior valor agregado”, diz Giacomo Guarnera, representante da Brazil Planet no Brasil. Do ponto de vista da Itália, a meta principal é ampliar o mercado por meio de joint ventures com empresas brasileiras, segundo Guarnera.
Fonte: Folha de São Paulo

Exibições: 46

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço