Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Meias usadas viram peças de roupas em projeto sustentável

Fonte:|epocanegocios.globo.com|

No Meias Órfãs, costureiras fazem roupas a partir de peças doadas. Ideia é começar a vender a produção no Brasil e na França

Por Época NEGÓCIOS Online
 Divulgação

Costureiras brasileiras e francesas estão juntas em um projeto que pretende promover inclusão social e sustentabilidade. A estilista brasileira Márcia Carvalho criou em Paris o projeto Meias Órfãs, onde as profissionais criam novas peças de roupa a partir da doação de meias usadas.

Além de tirar de circulação o tecido que seria posto no meio ambiente, a ideia é, futuramente, gerar renda com os produtos fabricados. Por enquanto, o projeto é um piloto, mas há planos para iniciar vendas no Brasil e na França.

 Divulgação
SAIBA MAIS

Antes de colocar os produtos no mercado, Márcia Carvalho quer capacitar as costureiras e artesãs que trabalharão no produto. Para 2010, o plano é lançar duas coleções por ano e expor as peças no Rio de Janeiro e em Paris.

A primeira exposição de algumas peças que já foram produzidas no projeto aconteceu esta semana, no Rio de Janeiro. A mostra aconteceu dentro da programação do ano oficial da França no Brasil e trouxe exemplos de camisetas, calças, boinas e biquínis feitos de meia usada. No Rio, as costureiras têm o apoio de cinco estudantes de moda da Universidade Veiga de Almeida (UVA), associada ao projeto.

Agora, o Meias Órfãs está em Alagoas, onde 25 artesãs da cidade têm apoio da escola de moda francesa Esmod para confeccionar novas peças. No próximo dia 10, o público poderá conhecer o resultado do projeto na praia de Jatiúca, às 20h.

O conceito de moda sustentável já está virando tendência (e um bom negócio também). Há pouco tempo, estreou em São Paulo o Super Cool Market. A ideia do lugar é fazer roupas usadas girarem (e o capital das sócias é movido junto)

Exibições: 133

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de gilberto martins chaves em 7 maio 2010 às 13:13
Márica, Parabéns pela inovação, gostaria de receber mais detalhes inclusive fotos de modelos e peças criados. Obrigado.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço