Fonte:|epocanegocios.globo.com|
Costureiras brasileiras e francesas estão juntas em um projeto que pretende promover inclusão social e sustentabilidade. A estilista brasileira Márcia Carvalho criou em Paris o projeto Meias Órfãs, onde as profissionais criam novas peças de roupa a partir da doação de meias usadas.
Além de tirar de circulação o tecido que seria posto no meio ambiente, a ideia é, futuramente, gerar renda com os produtos fabricados. Por enquanto, o projeto é um piloto, mas há planos para iniciar vendas no Brasil e na França.
Antes de colocar os produtos no mercado, Márcia Carvalho quer capacitar as costureiras e artesãs que trabalharão no produto. Para 2010, o plano é lançar duas coleções por ano e expor as peças no Rio de Janeiro e em Paris.
A primeira exposição de algumas peças que já foram produzidas no projeto aconteceu esta semana, no Rio de Janeiro. A mostra aconteceu dentro da programação do ano oficial da França no Brasil e trouxe exemplos de camisetas, calças, boinas e biquínis feitos de meia usada. No Rio, as costureiras têm o apoio de cinco estudantes de moda da Universidade Veiga de Almeida (UVA), associada ao projeto.
Agora, o Meias Órfãs está em Alagoas, onde 25 artesãs da cidade têm apoio da escola de moda francesa Esmod para confeccionar novas peças. No próximo dia 10, o público poderá conhecer o resultado do projeto na praia de Jatiúca, às 20h.
O conceito de moda sustentável já está virando tendência (e um bom negócio também). Há pouco tempo, estreou em São Paulo o Super Cool Market. A ideia do lugar é fazer roupas usadas girarem (e o capital das sócias é movido junto)
Comentar
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI