Comentar
Folou Bonito, Mr. Mandel. Agora e os 25 a 35 % de CONTRABANDO AGREGADO A ISSO? Nao falemos nisso? Eh paera ser varrido debaixo do tapete? E as FABRICAS BRASILEIRAS que importam fios e pano e sao computados como de "Fabricacao Nacional"? E as importacoes col LI (Licenca de Importacao)legal, que sao usadas e reusadas... Rsrsrs.
"Carlos Alberto", moste isso a Dona Dilma tambem. Queremos ver o BAMBU GEMENDO no lonbo dessa corja da FOZ DO IGUACU! SdM
Indústria têxtil: restrição às importações prejudica consumidor, diz Abvtex
SÃO PAULO - A criação de barreiras às importações de produtos têxteis confeccionados, como roupas, por exemplo, na tentativa de proteger a indústria nacional, pode prejudicar o consumidor final, de acordo com a Abvtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil).
"Estas medidas podem desequilibrar gravemente a cadeia têxtil brasileira, já que a própria indústria está recorrendo às importações", acredita o presidente da Abvtex, Sylvio Mandel.
Segundo a Abvtex, o varejo têxtil representado pela associação concentra as importações em itens cuja produção nacional não suporta a demanda em termos de escala de produção, qualidade de produto, inovação de matéria-prima e produtos de inverno. "Há uma classe emergente [de consumidores] que exige produtos de qualidade a preços competitivos", afirma Mandel.
"Medidas restritivas às importações - tarifárias ou não - terão um impacto negativo para a cadeia têxtil como um todo, pois a própria indústria está buscando, por meio da importação, aumentar sua competitividade e atender à crescente demanda do mercado consumidor", argumenta ele, que ainda acrescenta: "Há sérios riscos de desabastecimento, principalmente nos produtos de inverno, caso sejam adotadas barreiras às importações. Além disso, essas barreiras criam condições para o aumento da ilegalidade na importação".
Pesquisa
Na última terça-feira (22), a Abvtex divulgou uma pesquisa sobre importações brasileiras de produtos têxteis e confeccionados no ano passado. De acordo com a associação, os dados verificados contestam a ideia de que existe "uma invasão chinesa" de artigos de vestuário no Brasil.
Segundo o levantamento, as fibras e filamentos, somadas aos fios fiados que abastecem a indústria têxtil, somam US$ 1,76 bilhão e representam 34,8% das importaç
Sr Mendel, Convido o amigo a visitar as lojas da vossa Associação. Entendo a preocupação com o setor que defende! Agora mencionar que apenas 15% dos produtos são importados é uma "miopia" sem cabimento... Mas faz a visita já!!! Não deixa ocorrer a mudança completa para a coleção OUTONO-INVERNO senão é covardia com os produtos nacionais.
Gostei também do termo nacionalizados! que no texto destaca que muitas industrias trazem parte de sua produção lá de fora. E sorte que fazem isso, senão estariam "engrossando o caldo" das indústrias centenárias que estão fechando as portas nos últimos tempos.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI