Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

IPI maior para carro importado pode frear investimento chinês

 

Se  eles  não investirem  outros  investirão, O problema é deles

 

IPI maior para carro importado pode frear investimento chinês

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/977777-ipi-maior-para-carro-im...

 

 

O aumento do IPI para carros importados reduzirá a quase zero a exportação chinesa para o Brasil e freará os investimentos de montadoras "devido à política instável do governo brasileiro", prevê a Associação dos Passageiros de Carro da China (CPCA, na sigla em inglês), informa reportagem de Fabiano Maisonnave para a Folha.

A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Mudança no IPI pode beneficiar produção de carros no México
Montadoras não descartam aumento no preço de carros nacionais
Saiba quais importados serão sobretaxados

"Há inúmeras formas de evitar uma disputa comercial. É completamente desnecessário jogar um ajuste abrupto que provoca estragos à confiança mútua", afirmou, em entrevista à Folha, Cui Dongshu, vice-secretário-geral e economista sênior da CPCA, que envolve todas as empresas que atuam no mercado brasileiro.

"Elas [montadoras chinesas] devem dar conta de que estão sob enorme risco de mudanças de política no mercado brasileiro. É provável que sejam reavaliadas decisões sobre construir fábricas no Brasil e sobre a implantação de produção local de peças [conteúdo nacional]."

O representante da CPCA sugere ao governo brasileiro que encontre uma solução negociada para a importação de carros chineses. Segundo ele, o governo deveria ter "dado tempo suficiente para a nacionalização dos carros chineses até o passo final de `fabricado no Brasil'".

Uma proporção inicial de conteúdo nacional, afirma, poderia ter sido de 30%, e não os 65% exigidos pelas novas regras de investimento.

Pelo menos três montadoras chinesas anunciaram planos de montar fábrica no Brasil: a Chery, a JAC Motors e a Lifan. Outras fabricantes, como a Great Wall e a BYD, estariam avaliando a possibilidade.

 

Exibições: 91

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de EDISON BITTENCOURT em 21 setembro 2011 às 7:10
Verdade. Infelizmente o Brasil tem-se mostrado ridiculamente fraco em negociações. Tanto com relação à   China  quanto  com relação à  Bolívia e  Paraguai, por  exemplo. Nota:  a importação de artigos  têxteis  de paises  do  golfo do México, por parte  do  EUA, teve são  sejam mais  altos   que  na  China. O  Brasil  seuqer  entra na lista  de importadores por parte  dos  EUA. Super-valorização  do  Real?  Inércia  comercial? 
Comentário de Z em 21 setembro 2011 às 0:51

A prática chinesa é apenas de exportação. Exportam carros, acessórios, pneus etc.

Para os importadores "nada"; para eles - chineses- tudo.

Já a muito tempo essa barreira - permitida pela OMC até o limite de 35% - deveria ter sido aplicada.

Se querem nosso dinheiro, que montem empresas aqui, que aqui produzam seus modelos com o uso de nossa mão de obra, de nossa matéria prima e arcando com a qualidade necessária e com as nossas leis de proteçaõ ao consumidor.

A quarenta anos atras tinhamos apenas quatro montadoras, agora temos algumas dezenas; então por que sucatear nossa industria em benefício da China.

A política economica chinesa é perversa e esse aumento do tributo não irá bloquear o desenvolvimento de nossa industria automobilistica, mas sim forçar a instalação de novas fábricas.

Não existe mudança no mercado nacional, existe sim uma proteção aqueles que se dispuseram a investir em nosso país.

Tambem não há nenhuma quebra de confiança como afirmou o Sr. Cui Dongshu; quando se fala em concorrencia entre mercados, confiança é uma palavra que inexiste; a palavra correta é 'Guerra Comercial'.

Ao setor textil, lamento, mas devem tentar ir pelo mesmo caminho.

Exatamante: O problema é dos chineses; se eles não investirem aqui, outros investirão.

Como diz a música do Gonzaguinha "É" - Agente não está com a bunda exposta na janela pra passarem a mão nele!.

 

Adalberto Bisi

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço