"Livro Bege" chinês contradiz dados do governo e mostra país em desaceleração
Por InfoMoney
Pesquisa baseada nos conceitos do Livro Bege do Federal Reserve retoma polêmica discussão sobre a validade das informações públicas da segunda maior economia do mundo
SÃO PAULO - Ao contrário do que o presidente Xi Jinping tem afirmado em seus últimos discursos na China, uma pesquisa feita nos moldes do Livro Bege do Federal Reserve - autoridade monetária norte-americana - apontou que a economia do país asiático segue desacelerando. A despeito do otimismo do líder chinês e das pesquisas estatais, que sinalizam para uma recuperação recente cada vez mais segura, após momentos de incerteza nos últimos meses, o Beige Book da China mostra que o cenário pode exigir mais cautela.
O levantamento, feito por um grupo privado a partir de respostas de 2 mil pessoas entre agosto e setembro - além de 32 entrevistas aprofundadas -, mostra que o desenvolvimento da produção industrial e do setor dos transportes enfraqueceu no último trimestre, em oposição ao crescimento visto nos indicadores apresentados pelo governo. Os resultados "mostraram que a convencional prudência de uma renovada e forte expansão econômica na China pode correr sérios riscos de fracassar", apontou o relatório.
A pesquisa destaca a deterioração dos ganhos em lucros, receitas, salários, níveis de emprego e preços, o que pode fazer com que o mercado volte a olhar com desconfiança para a segunda maior economia do mundo. "Nenhum desastre, mas certamente não é a poderosa expansão sugerida pela retórica do consenso", completou o livro bege chinês.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI